Isabel Xavier reeleita para a direcção do PH

0
855

fd3-IsabelXavier1A professora Isabel Xavier foi reeleita para um terceiro mandato como presidente da associação Património Histórico PH – Grupo de Estudos, nas eleições que tiveram lugar a 18 de Dezembro.
Dinamizar linhas de investigação e projectos editoriais próprios, criar um Serviço Educativo e finalizar a transferência dos fundos documentais para a nova sede (por detrás da biblioteca municipal) são alguns dos objectivos da lista única candidata nestas eleições.
Da nova direcção fazem parte ainda Paula Cândido, Joana Tornada, Cândida Calado e Celeste Custódio. O Conselho Fiscal é constituído por Nicolau Borges, Amável Filipe e Francisco Silva. Na mesa da Assembleia Geral estão João Serra, Rui Correia e Margarida Araújo.
“A associação Património Histórico encontra-se numa fase decisiva. Pensar e pensar-se enquanto instituição, promovendo a reflexão sobre o papel que lhe cabe no meio onde se insere é primordial”, referia o programa da lista.
Agora que têm uma nova sede, com condições que a anterior não possuía, a direcção considera que estão finalmente “reunidas as condições necessárias ao regular funcionamento da associação”.
Vão, por isso, apostar na actualização da base de dados dos associados, promovendo a refiliação e convidando novos membros. Actualmente a associação tem cerca de 30 sócios, dos quais 15 votaram nas últimas eleições (14 foram na lista vencedora e um foi considerado nulo).
A direcção pretende ainda implementar um horário de funcionamento e de abertura ao público da sua sede.
Criada em 1990 como unidade de produção cultural da Casa da Cultura, a associação adquiriu estatuto jurídico autónomo em 1993, e tem-se dedicado à promoção, valorização e defesa do património, bem como ao seu estudo rigoroso, nesta região.