Jardim Bordalo Pinheiro abriu ao público renovado

0
840
Jardim do Cencal
- publicidade -

O Jardim do Cencal, a partir de agora denominado Rafael Bordalo Pinheiro,  abriu ao público na sexta-feira, 6 de Agosto. Aquele espaço que era habitado por algumas esculturas de “simbologia bordaliana” da autoria de Xohan Viqueira foi totalmente renovado pelo seu autor nas últimas semanas.
Aquelas obras, feitas em 1988, e resultantes de um workshop sobre arte pública “precisavam de ser renovadas”, disse-nos o autor explicando que as condições climatéricas acabam por ter acção sobre as obras.
Para realizar as peças de grande porte, o ceramista galego inspirou-se nas figuras de movimento de Bordalo. Agora o Zé Povinho, a Ama das Caldas e outras figuras do universo bordaliano têm um ar renovado e contemporâneo graças  à utilização dos novos materiais – como as resinas e fibras de vidro –  “que as tornam mais leves”.

A fonte que fica no centro do jardim interior foi também totalmente renovada com novos painéis de azulejo – decorados com fauna e flora tão usada na “gramática de Bordalo” e as peças que imitavam pedras, feitas em raku, foram igualmente renovadas, uma a uma.
De Valência trouxe vários painéis que tem produzido nos últimos anos onde versa a temática bordaliana e usa as figuras de Bordalo para “enformar” artigos de jornal e personagens gráficas daquele criador. Os painéis são também criados a partir das novas materiais e por isso mais leves e fáceis de transportar.  A estes trabalhos não falta ironia e bom humor.
Esta iniciativa assinalou também a passagem do 135º aniversário do lançamento da figura do Zé Povinho por  Rafael Bordalo Pinheiro.
Xohan Viqueira aproveitou esta estadia também para terminar a peça Madona do Cencal, uma obra com seis metros de altura, que está colocada nos jardins exteriores (virados para a estrada da Foz) daquela instituição e que agora já tem a cabeça colocada. A primeira era muito pesada, exigia uma grande grua para a colocar e por isso o ceramista decidiu produzir uma nova com materiais mais leves e tratar ele próprio da colocação. Está pois concluída a obra que assinala o 25º aniversário daquela instituição.
Este trabalho de reconstrução foi realizado com o apoio da professora cerâmica Maité Lerena e de alguns colaboradores do Cencal.
“Era uma divida que tinha para com as Caldas”, disse o autor referindo-se não só à renovação do Jardim Bordalo como à finalização da obra do Cencal. Fê-lo porque “sou um romântico” e um verdadeiro fã da obra de Bordalo. Tem-se inspirado nalguns dos seus temas para produzir obras na última década. Em breve Xohan Viqueira irá apresentar uma exposição em Viana do Castelo e uma outra em Tawain, inspirada nas salinas de Aveiro. “Sou um artista muito indisciplinado”, disse o autor que salta de tema em tema e de projecto em projecto sem com isso perder a capacidade de explorar e de ir inovando, quer seja na procura da forma quer seja na utilização dos novos materiais.
O espaço do jardim Bordalo Pinheiro estará aberto para visitas do público todos os dia (incluindo ao fim de semana) até ao dia 25 de Agosto, entre as 14 e as 18h00.

Festa da Cerâmica volta a ser dirigida por João Serra e terá Xohan Viqueira como convidado

- publicidade -

Xohan Viqueira foi convidado pela Câmara das Caldas para participar na Festa da Cerâmica, que se realiza em 2011. Será pois o artista convidado que irá participar nesta iniciativa que voltará a ser comissariada pelo historiador João Serra.
Maria da Conceição Pereira confirmou ainda que já se encetaram também conversações com a escultora e docente das Belas Artes de Lisboa para que possam surgir projectos de colaboração com aquela iniciativa.
Xohan Viqueira já tem alguma ideias para apresentar como proposta para participar nesta iniciativa. “Gostaria de criar uma peças de cerâmica interactivas que as pessoas pudessem tocar e as crianças brincar”, comentou o autor.

- publicidade -