João Soares tem poesia e desenho na galeria Ghostbirds

0
1007
O artista estuda na ESAD.CR e já expôs em coletivas em Leiria e em França
- publicidade -

Artista a fazer mestrado na ESAD.CR dá a conhecer o seu trabalho de desenho ao qual une a própria poesia e a performance

Na mostra “Pesam-me os cantos de boca como me pesa a saudade” da autoria de João Soares, e que abriu ao público a 7 de fevereiro, na galeria Ghostbirds, o artista faz uma homenagem ao seu avô. “Ele faleceu quando eu tinha três anos e apesar de guardar memórias, nunca sonhei com ele”, disse o autor que está a terminar o mestrado em Artes Plásticas na escola de artes caldense. Tem 23 anos, é da Batalha e há seis anos que vive nas Caldas. “O início foi até um pouco conturbado, ainda por causa da pandemia”, contou o autor. Para esta mostra, João Soares juntou uma pequena publicação onde dá a conhecer os seus poemas. Fê-lo em edição bilíngue (português-inglês) pois esta galeria “tem muitos clientes estrangeiros”.

Além do desenho e da escrita, João Soares também se dedica à performance. Alías a próxima decorrerá a 8 de março, no Festival Sinopse, na Livraria Arquivo, em Leiria.

- publicidade -

Oriundo de uma família que sempre precisou de trabalhar – João Soares reflete sobre o tempo que a sociedade nos exige. “Os meus desenhos levam bastante tempo a realizar”, disse à Gazeta das Caldas acrescentando que usa pano cru e marcador para realizar os seus desenhos, feitos com pequenos pontos e que vão ganhando formas à medida que vai desenvolvendo o meticuloso trabalho.

“Os meus desenhos são muito meditativos, feitos sem esboço prévio e que me libertam para pensar noutros temas”, disse João Soares que compara este seu trabalho com os raios de luz que “entravam” pelos estores do seu quarto de criança.

Sempre desenhou e desde cedo que se interessa pelas mais diversas formas de arte, incluindo o facto de fazer parte de um dos coros da cidade. “Sou muito curioso e gosto de experimentar vários meios”, afirmou João Soares. Tem interesse em fazer mais propostas tridimensionais e “gostava até de ter juntado bordados e também tapeçaria a esta mostra artística”. Além de já ter exposto na ESAD.CR, também já apresentou trabalhos em Torres Vedras, Leiria e em França. “Fui selecionado para uma mostra que esteve em terras gualesas e que na próxima primavera vai ser apresentada em Cascais”, disse o autor que por agora trabalha na sua própria casa.

Mika Aono está satisfeita com a programação da sua galeria Ghostbirds, onde também ensina gravura. Além da exposições vai querer abrir as portas a residências artísticas. Está a ser preparada uma exposição de fotografia de dois autores, um norte-americano e outro chileno. “É bom apresentar mostras de profissionais e também de jovens artistas”, referiu a galerista. A mostra de João Soares está patente até ao dia 25 de abril.

- publicidade -