Livro reúne memórias do Bombarral

0
66
O livro reúne textos de vários bombarralenses

Composta por 14 textos, de 19 autores, a obra pretende dar a conhecer às atuais gerações a herança histórica da terra

O livro “Olhares sobre o Bombarral”, que reúne 14 textos, de 19 autores, foi lançado pela autarquia local, a 17 de agosto, no segundo encontro “Bombarralenses pelo Mundo”. Entre os autores estão o cientista Manuel Sobrinho Simões, que também partilha as suas memórias e vivências na obra que procura promover a herança histórica e cultura local.
Apesar de ter passado pouco tempo no concelho, para onde vinha na sua infância e juventude, durante o verão, Manuel Sobrinho Simões recorda a “intensidade brutal” que era vivida nesses tempos. Um Bombarral “sempre divertido”, com um “toque de modernidade”, refere.
Presente na iniciativa, o cientista partilhou que a sua memória do Bombarral de outrora é marcada, sobretudo, pelas pessoas (familiares e amigos) e pela casa em que habitava, em frente ao Teatro Eduardo Brazão. A obra agora editada foi também destacada por Manuel Sobrinho Simões, ao considerar que cria uma maior proximidade e sentido de comunidade. “Um livro destes ajuda os outros a perceber, contactar e descobrir ligações que de outra maneira não seria possível”, salientou.
Para o presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, esta é uma oportunidade de partilhar não só as vivências, mas, também, os momentos importantes que marcaram outras épocas e diferentes gerações.
“Olhares sobre o Bombarral”, coordenado por Nuno Ferreira, é a terceira obra de uma coleção lançada pela autarquia bombarralense, com textos de autores com ligações ao concelho e que conduzem o leitor “numa fascinante viagem pela memória de pessoas, espaços e momentos que contribuíram para a grandeza deste concelho”, refere a autarquia em nota de imprensa.
Os interessados podem solicitado o livro na receção da Câmara.
Retratos no Mercado Municipal
No Mercado Municipal encontra-se patente, até ao final do mês de agsoto, a exposição “Rostos do Mercado”, da autoria da bombarralense Carla Garcia.
A mostra, de entrada livre, é composta por cerca de três dezenas de retratos, que ilustram as pessoas que, durante vários anos, deram vida ao comércio local, nomeadamente naquele mercado. localizado na Rua Heróis do Ultramar. ■