Lourinhã destaca “Livros a Oeste” com eventos online e presenciais

0
340

Está a decorrer até ao dia 15 de maio o Festival Literário da Lourinhã. Há eventos online e também presenciais

O festival “Livros a Oeste” arrancou na passada terça-feira e prolonga-se até ao próximo sábado. A iniciativa pretende um reencontro com o público.
A câmara da Lourinhã optou por criar uma programação que vai ser difundido online e que vai também contar com várias sessões presenciais.
Esta iniciativa vai dar, como é habitual, um especial destaque às sessões destinadas ao público escolar e que vão decorrer nos próprios estabelecimentos de ensino.
Com a reabertura dos espaços culturais, o programa do festival foi alvo de alterações e há várias sessões que se julgava que só poderiam ter lugar on-line e que vão decorrer de forma presencial.

O Festival literário tem sessões presenciais e está atento ao público escolar local

Entre os convidados estão escritores e escritoras de várias gerações

Entre outras iniciativas, para hoje, quinta-feira, estão previstas várias sessões com escritores que se destinam a alunos das escolas da Lourinhã. Às 19h30, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, terá lugar o debate sobre “Diagnóstico Antecipado – A Doença na literatura”. Nele vão participar os escritores Rogério Ribeiro, Miguel Real e Fernando Pinto do Amaral.
Amanhã, sexta-feira, à mesma hora e no mesmo local, decorrerá a iniciativa “Ler com os Ouvidos – Livros & Música em Comunhão”, que vai ser motivo de debate entre Adolfo Luxúria Canibal, Rui Eduardo Paes e João Carlos Callixto.
No próximo sábado, às 11h30, está prevista uma sessão de homenagem a Isabel Mateus, que contará com as presenças de Marta Mateus, Alexandre Audigane e José Tomé, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
Nesse espaço, pelas 17h00, vai realizar-se a iniciativa “Quantas Histórias Cabem numa História? – Parte III”, numa sessão que contará com Afonso Cruz, Rui Zink, Mário Zambujal e José Luís Peixoto.
Organizada pelo município da Lourinhã desde 2012, esta iniciativa de carácter anual é uma referência na programação cultural da região Oeste. Do evento deste ano fazem parte exposições (uma delas na galeria municipal) e uma feira do livro que vai ter autores convidados. A programação completa poderá ser consultada no site da câmara.
As sessões que agora passaram para o formato presencial têm lotação limitada. Os interessados em participar nas sessões devem inscrever-se através do e-mail biblioteca@cm-lourinha.pt. ■