Maria Helena da Bernarda lançou livro “Nós nos outros”

0
305
A gestora dedica-se a ouvir a história das pessoas com quem se cruza na rua. Depois também as fotografa. Tem a ambição de percorrer todo o país

Maria Helena da Bernarda é a autora do livro “Nós nos outros” onde reúne uma série de entrevistas feitas nos últimos dois anos.
A gestora de empresas, que esteve ligada a empresas históricas como a Spal, Vista Alegre, Atlantis e Bordallo Pinheiro, deixou a vida de administradora para se dedicar a outras vertentes.
“Gosto de ouvir os outros e gosto muito de pessoas”, disse a autora, que tanto aprecia escrever como fotografar aqueles com quem se cruza e a quem pede que partilhe um pouco sobre as suas vidas.
“Há tanta gente com necessidade de falar e que precisa de ouvidos sem preconceitos”, contou a autora, que está dedicada a este seu projeto.
As histórias, inspiradoras, foram pulicadas no Instagram e no Facebook e a página atingiu os 30 mil seguidores.
“Muitos começaram a pedir que as histórias fossem reunidas em livro”, contou a autora que acabou por publicar o primeiro volume destas entrevistas que faz diariamente e que transcreve para as redes sociais, na primeira pessoa. Muitas chegam a obter mais de mil likes. Os comentários de quem as lê “são muito positivos” e as pessoas também acabam por se rever no exemplo dos outros. “Sinto-me enriquecida e as pessoas sentem-se satisfeitas e mais valorizadas”, contou a autora que quer conversar com gente de todo o país sem esquecer as ilhas. Helena da Bernarda diz que quer calcorrear mais localidades e gosta de ir aos locais menos conhecidos pois é sempre recebida de braços abertos. Nesta sua busca, entrevista gente de todas as idades, nacionalidades e profissões. As entrevistas mais longas demoram duas ou três horas mas outras, conseguidas antes de iniciar os trabalhos “foram realizadas em poucos minutos”, revelou a autora que se deixa tocar pela terceira idade, onde nota muita solidão. ■

 

Maria Helena da Bernarda
Autora e fotógrafa

Tem 57 anos e licenciou-se em Economia. Esteve durante vários anos ligada à gestão e à administração de várias empresas, ligadas à indústria cerâmica, nomeadamente na Spal, empresa fundada por familiares na década de 1960. Maria Helena da Bernarda esteve vários anos na Spal, seguindo-se experiências profissionais no grupo Vista Alegre, na Visabeira e na Bordallo Pinheiro. Esteve, ainda, ligada a abertura de lojas destas marcas de sucesso no estrangeiro, em países como Espanha e França. Recentemente deixou a vida profissional ligada às empresas e passou a dedicar-se às áreas da escrita, da música e da fotografia. A alcobacense pretende dar continuidade ao projeto “Nós nos outros” que teve o primeiro volume editado um pouco antes do Natal.

 

“Nós nos Outros”
Edição de Autor

O livro reúne entrevistas que a autora fez durante dois anos. A obra inclui também fotografias que são tiradas pela autora, a alcobacense Maria Helena da Bernarda