Maria Manuel mostra gravura no Turismo

0
237
A autora, que frequenta mestrado na ESAD.CR, está a realizar nas Caldas a primeira exposição individual
- publicidade -

Estuda gravura e serigrafia nas Caldas há alguns anos e tem agora a oportunidade de apresentar as suas obras a solo

“Sombras a Céu Aberto” é como se intitula a exposição de Maria Manuel que abriu portas ao público a 28 de janeiro, na Galeria do Espaço Turismo.
A mostra inclui serigrafia, gravura e desenho, sendo a sombra e a luz um dos temas centrais do trabalho desta artista plástica recém-formada na escola de artes caldense e que se encontra a frequentar o mestrado na mesma área.
A jovem lisboeta inspira-se no jogo entre luz e sombra que acontece não só no pinhal que envolve a escola de artes onde estuda, como também na Mata rainha D. Leonor.
Maria Manuel, de 21 anos vive nas Caldas há quatro e tem assim, com a ajuda da docente Célia Bragança, a primeira oportunidade de apresentar a sua primeira mostra individual. “E faz sentido que assim seja pois é nas Caldas que eles têm vivido nos últimos anos”, disse a professora que é também a curadora da mostra.
Na sala principal da galeria encontram-se os trabalhos de gravura e serigrafia em tecido. Maria Manuel sobrepõe camadas, trabalhando com a transparência dos tecidos e com as manchas gravadas que ora se misturam ora se sobrepõem, criando dessa forma novas imagens. A maior peça obrigou a autora a trabalhar com seis metros de tecido onde, além de serigrafia e de gravura, que gravou serigrafou e que ainda bordou, contornando assim a forma de uma árvore. “São sempre bons desafios”, disse a autora que descende de família de artistas.
“O meu bisavô, Magalhães Filho, era pintor e cresci numa casa cheia de desenhos e pinturas dele”, contou Maria Manuel, recordando que desde pequena se distraia mais “com papel e caneta do que com as Barbies”, rematou. Maria Manuel já expôs coletivamente em Óbidos e no Centro de Artes, nas Caldas, e quer continuar a explorar a dualidade da luz/sombra, aumentando a escala dos seus trabalhos.
A mostra “Sombras a Céu Aberto” vai estar patente na galeria do Turismo até 24 de fevereiro.■

- publicidade -