Ester Pereira, natural do Cadaval, vive nos EUA mas tem casa nas Caldas e veio dar a conhecer um dos seus livros
Ester Pereira, deu a conhecer nas Caldas o seu livro “Mariana viaja ao Amazonas” (Flamingo) a 6 de dezembro, no Café Citrus, na Praça da Fruta.
A obra infanto-juvenil, da autora oestina, doutorada em Desenvolvimento Sustentável, na Noruega, conta a aventura de Mariana, uma mala de viagem que vai conhecer a Floresta Amazónica.
Ilustrado por Ekaterina Glazkova, “Mariana viaja ao Amazonas” destina-se a leitores com idades entre os sete e os 11 anos e aborda a necessidade de proteger o Ambiente. A mala Mariana vai perder-se no Rio Amazonas e vai envolver-se com pessoas que vivem naquele local, que é um dos pulmões do mundo.
Sendo mágica, Mariana “fala” Bagali, a linguagem das malas, sacos e mochilas e ainda compreende as línguas faladas por pessoas e animais. Mariana, protagonista da história, vai ser salva por um golfinho cor de rosa e também irá interagir com piranhas, preguiças e tucanos. No final de cada capítulo há desafios para os leitores responderem e também um glossário relacionado com este ecossistema. E ainda há uma página de entidades ligadas à proteção ambiental.
Ester Pereira dedicou a sua vida profissional ao estudo e ao ensino do Turismo Sustentável na Florida International University em Miami e na Universidade de Stavanger na Noruega. Também trabalhou para a National Geographic.
A oestina viajou por mais de 125 países, pelos sete continentes como conferencista, consultora e líder de viagens.
“A mala é o símbolo da viagem e do conhecimento”, disse a autora que também vai lançar esta obra no próximo domingo, 15 de dezembro, em Lisboa.
Defensora da sustentabilidade, a autora aborda o tema do desmatamento da floresta, chamando a atenção para os problemas relacionados com a sustentabilidade do planeta e que estão em causa na floresta Amazónia.
As experiências e as diversas culturas pelo mundo, “são a base para os meus livros”, contou a autora à Gazeta das Caldas sobre estas obras, escritas em inglês e agora traduzidas para português. Ester Pereira vive com o marido na Florida mas também tem casa nas Caldas e, como tal, mantém ligação com a região onde nasceu. ■