Chefe chocolateiro premiado já criou a sua própria marca

0
624
O caldense mostrando alguns dos seus coloridos bombons
- publicidade -

Cláudio Rodrigues trata o chocolate por tu e até já foi premiado. Caldense tem marca própria, faz bombons e outros produtos onde o chocolate é rei

Frequentou o curso de Cozinha e de Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e, mais tarde, regressou para se formar no curso de Gestão e Produção de Pastelaria (nível V).
“A partir daí nunca mais larguei os doces!”, disse o empresário Cláudio Rodrigues, de 31 anos, à Gazeta das Caldas.
No segundo curso percebeu nos módulos de chocolate, que aquele era o seu ingrediente de eleição.
O caldense trabalhou como pasteleiro e chocolateiro em hotéis no Algarve, num deles com restaurante com uma estrela Michelin. Posteriormente, a convite de um colega de curso, esteve perto de três anos a trabalhar na Nougat Patisserie, em Paços de Ferreira.
Do seu currículo fazem parte algumas distinções tais como ter sido o vencedor do concurso Jovens Chocolateiros Belcolade 2018 Puratos e de ter criado o Melhor Produto de Chocolate, uma distinção ganha no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos em 2022. “Ganhei com um bombom feito com baunilha e tonca (aromático)”, disse o chocolateiro caldense.

Chefe chocolateiro desenvolve outros produtos relacionados com o chocolate

Distinção incentivou negócio próprio
Esta distinção obtida em Óbidos “acabou por me servir de incentivo a querer continuar a explorar o chocolate”, referiu Cládio Rodrigues que regressou à sua terra natal há dois anos e decidiu criar a sua própria marca, a Bonbon – Chocolate Artesanal – mbon_chocolate .
O chefe chocolateiro tem dado continuidade ao trabalho de pesquisa e à experimentação na arte de fazer chocolate, dedicando-se ao trabalho artesanal com esta matéria-prima.
Neste momento, o chocolateiro vai muito para além dos bombons pois já criou granolas, tabletes de chocolate com pedaços de bolo, entre outras delícias que pode também encontrar na sua banca na Praça da Fruta, onde vende aos fins de semana.
Apaixonado pelo trabalho em chocolate, o caldense é muito rigoroso na escolha das matérias primas e já tem propostas vegan.

- publicidade -

Viagens inspiram produtos
“Tem sido uma grande aventura, testar novas receitas e novas combinações entre produtos menos prováveis, unindo, por exemplo, chocolate e especiarias”, disse o chefe que faz as tabletes de chocolate com pistachos e caramelo, bolos de aniversário de caramelo e de avelãs que são uma delícia ao olhar e à degustação. E inspira-se nas viagens para fazer os seus produtos. Recentemente foi a Paris, a capital da doçaria, motivo para criar um novo bombom para a sua marca. Este último leva chocolate, avelã, noz pecan e um toque de flor de sal.

Um dos slogans da sua banca. O chocolatier é um habitueé da Praça da Fruta, do Artesanato na Praça e também do Bazar à Noite

Quando começou o seu negócio comprava chocolate às marcas. “Agora compro os grãos de cacau e sou eu que junto os meus ingredientes”, disse o chocolatier que desta forma controla melhor o processo de produção. “Assim consigo dar uns toques diferentes ao nível da textura, do sabor e da cremosidade do mesmo”, disse.
Cláudio Rodrigues considera que os consumidores de chocolate são um nicho de mercado e, ao longo do seu percurso, tem feito algumas parcerias com coffee shops que lhe compram não só os seus bombons como também outros produtos como o seu Brownie, do qual tem recebido um excelente retorno.
“Creio que a qualidade dos ingredientes e a técnica acabam por ser importantes fatores para o resultado final”, disse o chocolateiro que está à procura de um espaço para o seu negócio onde quer combinar propostas em chocolate e de pastelaria fina e já dá resposta a encomendas de ambos.
No próximo ano, o caldense pensa em investir num site para poder desenvolver mais o seu negócio e apostar também na venda online.
“Gostaria de permanecer nas Caldas por ser a minha cidade e por esta ter muito potencial”, rematou o empresário. ■

- publicidade -