Marionetas gigantes no mosteiro de Alcobaça

0
1304

“Lúmen” é uma peça de teatro com marionetas gigantes (de três a cinco metros) que convivem com o grandioso património edificado que é o Mosteiro de Alcobaça. Conta uma história de amor que enaltece a grandiosidade do Homem e das suas construções. Envolve dezenas de pessoas, dez marionetas gigantes e iluminadas, som, vídeo e História. Mais um grande espectáculo com entrada gratuita a acompanhar nos dias 17, 18 e 19 de Agosto, sempre às 21h30 junto aos Paços do Concelho, seguindo depois até ao mosteiro.

 

Dez marionetas que têm entre três a cinco metros, iluminadas, “passeiam” pelo centro de histórico de Alcobaça contando uma história de amor (que pode remeter para o mais famoso romance português, entre D. Pedro e D. Inês), sobre o conhecimento e a grandiosidade do homem e do património que ergueu.
Será isto, mas não só isto, que o espectáculo “Lúmen” irá proporcionar aos espectadores em três sessões, a apresentar a 17, 18 e 19 de Agosto, sempre às 21h30 com entrada livre.
“Lumen” significa em latim luz ou abertura. Actualmente é usado como unidade de medida de fluxo luminoso ou um canal dentro de um órgão. É, portanto, um espectáculo onde a luz assume um papel preponderante. Trata-se de uma peça itinerante, que começa junto aos Paços do Concelho e que percorre o centro histórico de Alcobaça (que terá a iluminação pública desligada) e que termina junto ao Mosteiro.
Segundo nota enviada à imprensa, o espectáculo, que dura cerca de 30 minutos, conta com “dezenas de participantes iluminando a noite através de uma narrativa musical e de movimento onde todos os que assistem participam”. Só na manipulação dos bonecos estarão cerca de 60 pessoas.
E assim, construindo hoje marionetas gigantes, que precisam de várias pessoas para ganhar vida e contar uma história a salientar a grandiosidade do homem do passado na construção do património, se destaca também o homem do presente.
Fabricadas em termoplástico (worbla) e alumínio, para combinarem leveza e resistência, as marionetas foram construídas desde Janeiro pela própria companhia. O design é de Natacha Costa Pereira, que com José Gil e Sofia Vinagre constitui a direcção artística que foi também a responsável pela criação dos bonecos. A música e a projecção de vídeo ao vivo ficaram a cargo de Gonçalo Tarquínio e Mário Marques.
“Lúmen” é a maior produção já realizada pela S.A. Marionetas e comemora os 20 anos da companhia de teatro de marionetas alcobacense. Tem um orçamento a rondar os 75 mil euros, dos quais 85% são comparticipados por fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura do Turismo do Centro para promoção de espectáculos nos lugares classificados como património mundial na região.
Na apresentação, José Gil, director artístico da companhia, descreveu “Lúmen” como “um espectáculo visual e sem palavras”.
A iniciativa envolve várias associações, desportivas, musicais e recreativas e tem o apoio da Câmara local. No último dia, o espectáculo integrará, no final, o cortejo das associações do concelho no percurso entre o Mosteiro e o recinto da Feira de S. Bernardo, que começa nesse dia.

- publicidade -

 

Gisela João, D.A.M.A e Mickael Carreira na Feira de S. Bernardo

A secular Feira de S. Bernardo, que evoca o fundador da Ordem da Cister e padroeiro de Alcobaça, Bernardo de Claraval, dura cinco dias. Em termos de animação, no primeiro dia, às 16h30, realiza-se um desfile de trajes de chitas organizado pela Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça. À noite, pelas 23h00, já depois do espectáculo “Lúmen”, actua Berg no palco principal.
No dia seguinte, feriado municipal, pelas 22h00, sobe ao Mickael Carreira. Segue-se “Jukebox: O Musical”, com Francisco Peças no dia 21, os D.A.M.A. a 22 e Gisela João a encerrar o cartaz. O palco dois é dedicado às bandas filarmónicas, orquestras e ranchos do concelho.
Além de animação, carrosséis e artesanato, a feira, que tem entrada gratuita, é uma mostra das actividades económicas e conta este ano com uma exposição que pretende dar a conhecer o que de melhor Alcobaça tem.
Vão realizar-se provas equestres (XVIII Alcobaça Equestre), de ciclismo (o tradicional Circuito de São Bernardo) e haverá kart’s.
Do programa consta ainda o seminário da Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, a 20 de Agosto (14h30), onde se irá abordar “A mais-valia da certificação florestal”. I.V.

 

- publicidade -