Matilde Coto deixa direcção dos museus do Oeste

0
579
- publicidade -

fd-matildeMatilde Tomás do Coto vai deixar a direcção dos museus Malhoa, Cerâmica e da Nazaré. A directora vai reformar-se e a partir do dia 1 de Agosto deixará de ser directora dos museus do Oeste.
À Gazeta das Caldas, Celeste Amaro, directora Regional de Cultura de Centro (DRCC), que tutela os museus do Centro, disse que a directora caldense vai ser substituída pelos coordenadores, Carlos Coutinho (Cerâmica e Malhoa) e por Dóris Santos (Nazaré), técnicos superiores daqueles espaços museológicos, que já a substituíam quando estava ausente. A coordenação geral dos três museus “está a cargo da DRCC” enquanto que o funcionamento é assegurado pelos coordenadores que reúnem mensalmente com a directora regional.
Segundo Celeste Amaro, o concurso público para o novo director dos três museus do Oeste “deverá abrir no final do 2014 ou no início de 2015”. A directora ainda acrescentou que do perfil requerido para aquele cargo deverá constar competências na “gestão financeira e também dos recursos humanos”. Para Celeste Amaro, cada museu tem os técnicos especializados nas áreas da museologia enquanto que um director de um museu, actualmente tem que saber, por exemplo, “onde pode ir buscar apoios mecenáticos”. A directora regional assegurou à Gazeta das Caldas que os três espaços museológicos possuem actualmente funcionários suficientes que asseguram o normal funcionamento dos museus. Tal como nas Caldas, também na Nazaré, a DRCC está em contacto com a autarquia local, de modo a estabelecer uma parceria, tendo na mira o próximo quadro de fundos comunitários, de modo a que seja possível a requalificação do Museu Joaquim Manso.
Matilde Tomás do Coto foi conservadora do Museu Malhoa desde 1981. Passou à direcção em 1999 e em 2008 foi também nomeada directora do Museu de Cerâmica. A partir de 2012 passou a dirigir ainda em acumulação o Museu Joaquim Manso, na Nazaré.

N.N.

- publicidade -