Médico mecenas lança prémio para artistas

0
442
João Paulo Cunha, que possui galeira em lojas do Caldas Shopping, quer premiar o trabalho de artistas da região

Abriu uma nova mostra no Caldas Shopping, na 4Family Galeria. Responsável quer mais interação com a comunidade

”Love Boats” é como se intitula a exposição que abriu ao público no sábado, 23 de setembro, na 4Family Galeria, situada em várias lojas do Caldas Shopping, entre a Rua Raul Proença e a Rua Miguel Bombarda.
João Paulo Cunha é o responsável pelo novo espaço dedicado à arte, situado no centro da cidade. É médico oftalmologista e há vários anos que dá consultas nas Caldas. Desde cedo que tem interesse pelo mundo das artes e é nas Caldas que tem a sua galeria .
Na inauguração de “Love Boats” referiu que esta segunda exposição é feita em homenagem ao seu pai, algarvio e desde sempre muito interessado em barcos que, aliás são tema desta mostra. Presentes nesta coletiva estão obras de vários autores franceses e o responsável relembrou que a aquisição de uma obra de arte “ é sempre um investimento”.

Distinguir jovens autores
O responsável deu ainda a conhecer que a 4Family Galeria encetou contactos com a autarquia e com ESAD.CR e vai criar um prémio destinado a distinguir as melhores obras de jovens artistas.
A ideia é que a primeira edição deste prémio (e menções honrosas) possa ser entregar a 25 de Abril. “O tema será a Liberdade”, disse João Paulo Cunha, que na data quererá assinalar os 99 anos do Impressionismo. Os autores poderão concorrer a este prémio nas várias vertentes artísticas desde a pintura, passando pela fotografia e sem esquecer a cerâmica.
Nos espaços da galeria também vão decorrer, uma vez por mês, conferências e workshops destinados a quem tiver interesse pela arte. O prémio irá rondar entre os 2500 e os 5000 euros mas João Paulo Cunha gostaria de angariar fundos para esta distinção. Pensa fazê-lo através de uma outra atividade que desenvolve, que é o restauro de móveis antigos.
Quando estes ganham nova vida “são leiloados e alguns até doados a entidades que precisam”, contou. A próxima mostra será dedicada à arte urbana e já está prevista a participação de artistas ligados a esta área artística. Esta antecede a exposição da época natalícia.
“Love Boats” poderá ser apreciada durante o mês de outubro e a escolha pode ser feita entre os trabalhos de Lionel Chevalier, Caroline Mandrafina, Olivier Pfleger, Michael Mey, Leandro Mulkay, Sara Camy, Maria de Fátima Silva, Jean Pierre Douchez, Yadiel González, Yuri Denissov e Maria Sochaczewska.■