Mega-exposição ”20 anos de Artes Plásticas da ESAD” em Lisboa

0
830
notícias das Caldas
A escola de artes caldense apresenta num edifício em construção de Carrilho da Graça uma mostra representativa de duas décadas de Artes Plásticas

Abre hoje, 29 de Abril, a partir das 19h00, no pólo tecnológico Lisboa-Carnide, a exposição “20 Anos – Artes Plásticas na ESAD.CR”. Depois de ter sido feita uma primeira apresentação na galeria novaOgiva, em Óbidos, chegou a vez de mostrar o percurso daquela disciplina nos últimos 20 anos na capital.

Da mostra fazem parte obras de 84 autores, alunos e ex-alunos da escola de artes caldense, que vão estar em exposição em 5300 metros quadrados do edifício XXI no Pólo Tecnológico de Lisboa-Carnide.
Este imóvel, que ainda se encontra em fase de construção, é da autoria do arquitecto Carrilho da Graça e temporariamente vai transformar-se num local expositivo. O edifício, todo em vidro, tem três pisos e destina-se a escritórios em open space permitindo assim a participação de grandes trabalhos “que são referência sobre a aprendizagem deste curso na ESAD entre 1990 e 2010”, disse Pedro Campos Rosado, um dos responsáveis pela organização da mostra, que também contou com a colaboração de Catarina Câmara Pereira, Susana Anágua, David Etxeberria e Samuel Rama. Os últimos três foram alunos da escola e hoje são docentes na ESAD.
Não houve um trabalho de comissariado pois os responsáveis pediram aos autores obras recentes e significativas do que se tem feito nos últimos 20 anos na ESAD. Estão presentes obras de vídeo, pintura, escultura, instalação, desenho, gravura, instalação sonora e fotografia.
Segundo Pedro Campos Rosado, o administrador da Somafre Carlos Freire, empresa responsável pela construção do edifício, tem um papel fundamental no apoio à realização deste evento. Entre os patrocínios conta-se a Câmara de Lisboa na divulgação da mostra que vai estar patente até 15 de Maio.
Além dos ex-alunos, estão presentes estudantes dos vários anos da licenciatura e do mestrado em Artes Plásticas. Alguns dos trabalhos são da autoria de antigos estudantes que agora estão no estrangeiro, continuando os seus percursos artísticos em Londres e em Nova Iorque.
O design gráfico da exposição é da responsabilidade de Francisco Ramos, pai de Gustavo Ramos, um aluno da escola que faleceu recentemente.
“Creio que este tipo de exposição é inédita no país e vai marcar as Artes Plásticas a nível nacional”, disse Pedro Campos Rosado, acrescentando que vão marcar presença trabalhos de autores que viram os seus trabalhos galardoados com vários prémios nacionais. Entre os participantes estão artistas com idades entre os 18 e os 50 anos.
A mega-exposição “20 Anos – Artes Plásticas na ESAD.CR” vai estar aberta até 15 de Maio podendo ser apreciada de segunda a sábado, entre as 14h00 e as 20h00.