Memória de Peixe tem novo formato e novo álbum. E vão estar no Impulso
É já no sábado, 14 de dezembro que a Season Impulso encerra a edição de 2024, com Memória de Peixe, Carolina Miragaia e FuenSanta, no CCC, a partir das 21h30.
Os Memória de Peixe, banda fundada pelo guitarrista caldense Miguel Nicolau é agora um trio pois agora inclui os músicos Filipe Louro (baixo) e Pedro Melo Alves (bateria) e têm um novo álbum na calha.
Esta semana, a banda arrancou para uma digressão de seis datas pelo país, em pré-apresentação do disco intitulado “III”, e que será editado no início de 2025 pela Omnichord Records (Leiria).
“Esta será a oportunidade de conhecer o novo trabalho, o terceiro, e que marca a passagem a um novo formato e a um novo som”, disse Miguel Nicolau à Gazeta das Caldas. As composições são feitas em conjunto pelos músicos e há canções onde há voz e outras com vozes corais. Miguel Nicolau contou ainda que estas canções que falam sobre os dias de hoje, onde sobressaem as novas tecnologias. Em simultâneo também se fala de esperança, de reconciliação com fantasmas do passado e de estranhas mensagens vindas do futuro.
Good Morning é o single que marca o muito aguardado regresso da banda aos originais.
As sonoridades do grupo fundem sons indie, rock, jazz e hip-hop, sem esquecer que sempre guardao espaço para a improvisação. “A minha ligação às Caldas continua a ser primordial”, disse o guitarrista que tem família na cidade. Além do mais “foi aqui que o projeto musical começou”, sublinhou o músico, líder desta banda que se dedica ao som alternativo contemporâneo.
A pré-apresentação de III ainda passou hoje pelo Maus Hábitos, no Porto (quinta-feira, dia 12); pelo Salão Brazil, em Coimbra (sexta-feira, dia 13) e marcará presença no Festival Impulso, nas Caldas da Rainha, no sábado, dia 14 de dezembro.■