O Armazém das Artes – Fundação Cultural, em Alcobaça, vive amanhã, 26 de Novembro, um dia em cheio. Uma oficina para crianças, um concerto e a inauguração de quatro novas exposições vão pôr o espaço cultural num verdadeiro rodopio.
Logo de manhã, a partir das 9h00, os miúdos entre os cinco e os oito anos são desafiados a participarem na oficina “Brincar aos Cientistas”. Sob orientação de Carina Jordão, os pequenotes vão realizar várias experiências, aprender a brincar, e no final ainda levam uma recordação para casa.
A oficina, que pretende comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de Novembro, tem a duração de uma hora e decorre entre as 9h00 e as 13h00. A participação custa três euros para público em geral e 2,5 euros para amigos do Armazém das Artes.
À tarde, pelas 18h00, o tubista Sérgio Carolino junta-se ao acordeonista João Barradas para uma “Surrealistic Discussion”. Uma dupla improvável, que junta dois instrumentos que raramente se encontram. Os bilhetes custam cinco euros, mas os amigos do Armazém das Artes só pagam quatro.
Novas exposições para ver até Fevereiro
É também amanhã que o Armazém das Artes inaugura as exposições que vão ficar patentes no espaço durante os próximos três meses.
Na sala Mário Botas pode ver-se “Eu, Silvino Villa Nova”, uma homenagem a esta figura da justiça portuguesa, que passou pelos mais diversos cargos e comarcas do país.
“Da Vávula ao Transmissor” é a segunda proposta, para ver no Núcleo Museológico. Uma mostra composta por válvulas que se destinavam sobretudo à comunicação aeronáutica, seja no tempo da Grande Guerra, seja mais recentemente em aparelhos de rádio e televisão. Tratam-se de objectos que antecederam os transístores e os circuitos integrados, que ajudaram a aeronáutica a tornar-se mais segura e que surgem agora expostas como verdadeiras obras de arte.
Na Mezzanine do Armazém das Artes podem ver-se até 26 de Fevereiro algumas obras de pintura de Armando Menezes. Uma oportunidade de conhecer a faceta de pintor do engenheiro, desconhecida para muitos.
“Pratos da Guerra – Pratos de Paz” fecha este ciclo de novas exposições. No Foyer da Fundação Cultural vão estar patentes os 31 “Pratos da Guerra” que até ao momento se conhecem como produção da Olaria de Alcobaça, fundada em 1928 por Silvino Ferreira da Bernarda, António Vieira Natividade e Joaquim Vieira Natividade e que acabaria por encerrar em 1984.
Todas as exposições têm entrada gratuita.
“Ordem para Criar!” nos primeiros dias de Dezembro
Na próxima quinta-feira, dia 1 de Dezembro, o Armazém das Artes dá início a uma mostra e venda de escultura, pintura, fotografia, instalação, vídeo, joalharia e moda, entre outros artigos.
Durante quatro dias podem ver-se, e comprar-se, os mais diversos artigos, cujo único elo de ligação é a criatividade. Trabalhos de criadores de todas as idades e origens.
Na sua primeira edição, esta é uma iniciativa que serve também para dar a conhecer novos projectos criativos que têm surgido não só na região, mas em todo o país. A “Ordem para Criar!” vai decorrer das 14h00 às 23h00 entre 1 e 3 de Dezembro. No dia 4 o horário da mostra/venda é das 14h00 às 20h00.