Música dos Ensaio no arranque da Real Pimenta

0
513
A banda caldense Ensaio, que só toca músicas originais, durante a sua actuação

Foi com um concerto intimista da banda caldense Ensaio, a 11 de Fevereiro, que a associação cultural e juvenil Real Pimenta deu o arranque nas actividades que quer promover nas Caldas da Rainha.
Embora a associação tenha sido criada em Maio de 2011, só agora é que os seus membros decidiram avançar com os projectos que têm em mente.
O objectivo inicial é promover apresentações de várias bandas num espaço cedido nas antigas instalações de uma fábrica, na rua dos Amigos do Huambo. “Queremos apresentar novos talentos, mas sempre com música de qualidade”, explicou Fábio Jesus, membro dos órgãos sociais da associação.
A ideia de criar um colectivo como este surgiu numa conversa entre Fábio Jesus e Duarte Gameiro, presidente da associação, durante a qual chegaram à conclusão que era necessário dinamizar o panorama cultural e musical das Caldas da Rainha. Embora tenham aparecido entretanto outros projectos do género, continuam a achar que é importante promover eventos deste género. “Queremos recuperar o que acontecia nos anos 90 nas Caldas, com várias bandas a tocarem regularmente”, disse Fábio Jesus.
A média de idades dos membros da Real Pimenta é de 22 anos, alguns dos quais estão actualmente a estudar no ensino superior, fora das Caldas da Rainha.
Outro projecto que têm em mãos é o “Instrumentos no Parque”, que pretende disponibilizar às pessoas vários instrumentos musicais no Parque D. Carlos I.
Esses objectos serão de grandes dimensões, à semelhança do que acontece no Parque das Nações (Lisboa) e fabricados manualmente. O primeiro a ser colocado será um instrumento de precursão, com vários tubos. A direcção do Centro Hospitalar recebeu de braços abertos esta ideia.

Ensaio são uma nova banda caldense

Do grupo que actuou no concerto a 11 de Fevereiro fazem parte Gonçalo Formiga (voz e guitarra), João Silva (guitarra), Renato Pereira (baixo) e Ricardo Mendes (bateria), todos com 20 anos.
Os quatro elementos fizeram parte de outras bandas das Caldas, mas há cerca de um ano decidiram criar um novo projecto no qual passaram a cantar em português, na área do rock alternativo e experimental.
Ao longo destes meses iniciais têm tido mais concertos do que gostariam, porque precisavam de tempo para ensaiar mais. “Estamos a pensar parar um pouco para nos dedicarmos à edição de um disco”, revelou Gonçalo Formiga. Antes disso vão lançar um CD em conjunto com uma banda do Montijo. Em 2011 ficaram em segundo lugar no concurso “Caldas Dá-te Música”, promovido pelo Centro da Juventude caldense e acabaram por tocar na primeira parte do concerto do Dia da Cidade, porque os vencedores, Lydia’s Sleep, eram de Setúbal e não podiam estar presentes.
Os Ensaio tocam apenas músicas originais, para além de versões próprias de temas que idolatram. Têm já 10 temas que habitualmente tocam em concertos, mas há outras músicas já compostas. “Todos nós contribuímos na composição”, disse Gonçalo Formiga.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt