Há dois músicos ligados à região nomeados para os Prémios internacionais da Música Portuguesa e que destacam os músicos que vivem na diáspora
O guitarrista caldense Pedro Silva, que vive nos EUA, é um dos nomeados na categoria de música instrumental, dos Prémios Internacionais de Música Portuguesa, iniciativa que decorre nos Estados Unidos.
Já é a quarta vez que o músico é nomeado para a categoria de Música Instrumental e que já venceu em 2019.
Este ano, o músico caldense que está a concorrer na categoria de Rock Performance com a canção “The Right Way, It can happen again”.
Pedro Silva trabalha com músicos da Índia, Ucrânia, Brasil, Nigéria, Alemanha e da Eslovénia, assim como em algumas músicas para uma banda de Rock n Roll, .
O caldense também escreve sobre temas de Economia.
Laura Varges, natural do Vilar, Cadaval, é mais conhecida no meio musical por Serena Kaos. A cantora oestina encontra-se a residir, desde novembro de 2021 em Londres, no Reino Unido, onde trabalha como artista de rua.
Em 2023 esta artista, que também atua em bares ingleses, lançou e apresentou no Cadaval o seu primeiro álbum a solo, “Slowly This Time”, que é composto por seis canções originais da digressão de apresentação deste trabalho, Serena Kaos incluiu atuações no Reino Unido, Portugal, Luxemburgo e também na Alemanha. Serena Kaos em 2020 foi concorrente no concurso televisivo “The Voice Portugal”, da RTP1, e fez parte da equipa de Mariza Liz.
A participação neste concurso ajudou a tornar a cantora do Cadaval mais conhecida. Laura Varges está a competir na categoria de Novo Talento aberto aos novos artistas de descendência portuguesa de qualquer país.
Os finalistas desta categoria vão apresentar ao vivo no espetáculo de entrega de prémios desta iniciativa, perante jurados.
A entrega de prémios decorrerá a 12 de abril em Providence, num espetáculo que será apresentado pela atriz Daniela Ruah e também por Gnomi, tal como já sucedeu na edição de 2024.
A cerimónia de entrega dos Prémios Internacionais de Música Portuguesa de 2025 terá como artistas convidados Fernando Daniel, João Pedro Pais, Cremilda Medina, Hugo Canário, Tito Paris, The Manic Boys and Girls Club e Jorge Silva.
Desde 2013, os International Portuguese Music Awards (IPMA)
Pedro Silva, guitarrista caldense que vive nos EUA.Está a concorrer na categoria de Rock Performance
A cantora Serena Kaos, também ligada ao Oeste, vive no Reino Unido. Concorre ao New Talent