“Nazaré Marés de Maio” leva a cultura do mar à vila da onda gigante

0
842
Gazeta das Caldas
Alguns membros do grupo de trabalho “Nazaré Marés de Maio” do ano passado | D.R.
- publicidade -

De 5 a 31 de Maio realiza-se, na Nazaré, o evento “Nazaré Marés de Maio”, organizado pela Associação Para o Desenvolvimento Integrado do Concelho da Nazaré.
A abertura oficial tem lugar amanhã, às 15h00, no Cine-Teatro, onde será apresentado o programa completo e actuarão a Tuna da Universidade Sénior da Nazaré e o Coro da Banda de Alcobaça. Será ainda feita uma leitura de poesia por crianças, sob o lema “Uma Mensagem Com Futuro”, e haverá intervenções de diversos artistas sobre o papel da cultura na construção das sociedades avançadas, críticas e participativas.

Pelas 18h00, na Praça Sousa Oliveira, inaugura-se a instalação “Heróis ou Mercadoria?”, da autoria do pescador e artista plástico João Delgado, que apela à reflexão crítica sobre a presença dos nazarenos na pesca do bacalhau. Já às 21h30, o Cine-Teatro recebe a peça-documentário “Pelos Que Andam Sobre as Águas Do Mar”, um projecto de Raquel Belchior com a colaboração do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da Nazaré.
No domingo, 6 de Maio, pelas 15h00, será inaugurada, no Palácio Real – Confraria Nª Sra. da Nazaré, a exposição “Pesca do Bacalhau Campanha de 1967 – Navio Vimeiro”, que reúne fotografias de Virgílio Varela. Segue-se um debate com o autor (que foi oficial piloto da Marinha) e Álvaro Garrido, historiador e ex-director do Museu Marítimo de Ílhavo.
O programa completo deste festival pode ser consultado na página do Facebook Nazaré Marés de Maio. Também aderiram ao evento cerca de 40 restaurantes nazarenos que apresentarão até 27 de Maio sugestões de pratos com o bacalhau como ingrediente principal.
A Associação Para o Desenvolvimento Integrado do Concelho da Nazaré foi criada para a promoção cultural, artística e identitária deste território tendo o mar como denominador comum. M.B.R.

- publicidade -