Novos artistas da ESAD transformaram livros em obras de arte

0
569
- publicidade -

Há estranhos livros para ver no CCC. São propostas criativas e arrojadas as que ali se encontram expostas, da autoria de artistas recém-formados na ESAD. A mostra abriu portas a 11 de Setembro e do seu programa fazem parte actividades práticas para os públicos escolares que vão começar na próxima segunda-feira, 20 de Setembro.

“Livros de Artista é uma disciplina nova, nada divulgada em Portugal  e esta é uma tentativa de dar a conhecer esta área com grande potencial para se trabalhar”. Palavras de Ana João Romana, docente da ESAD responsável por esta cadeira e que propôs ao CCC esta realização. Diz que no país só em Serralves é que há uma colecção interessante de livros de artista e que é preciso divulgar esta área que parte da ideia de ver (ou de transformar) um livro (que é normalmente visto apenas como suporte) em uma obra de arte.
A docente orgulha-se das diferentes propostas que os seus alunos criaram e faz uma visita guiada à exposição, explicando com pormenor cada um dos projectos. Alguns recorreram à gravura, outros a diferentes tamanhos de caixas e há quem tenha usado gavetas que se encontram numa instalação no chão. Há livros que se apresentam em páginas de madeira e outros que partem da ideia de objecto encontrado, ou que guardam performances ou vídeos dos próprios autores.
Segundo Ana Romana, esta parceria com o CCC “é para continuar e para se tornar regular”. A docente do curso de Artes Plásticas deixou o convite a professores e alunos dos vários graus de ensino para participarem nas actividades do serviço educativo (ver caixa)
Hélder Gorjão, 21 anos, fez o seu livro com o intuito de arquivar imagens que inicialmente eram radiografias de parte de corpo humano, depois passaram a ser serigrafias, fotografias e depois gravuras. “É no fundo uma caixa de arquivo”, disse o finalista, que é de Mafra e que vai ficar pelas Caldas pois de momento está a trabalhar num dos ateliers artísticos da Ceres.
“Quis trabalhar os temas da perda de identidade e da nossa capacidade de desconstruir imagens”, disse Inês Prats, que retirou os rostos de fotografias antigas que adquiriu nas feiras de velharias e as colocou numa mala. “Estou, no fundo, a invadir as memórias alheias”, acrescentou a jovem, de 21 anos, que é da Parede. Finalizada a licenciatura, quer fazer o mestrado em Cenografia numa universidade em S. Paulo.
Bruno Bogarim é de Oeiras e partiu de uma pintura de grandes dimensões para realizar o seu livro de artista. Desdobrou as formas que a decoram e usou-as no seu livro conceptual.  Por agora não quer prosseguir estudos, mas mais tarde irá continuar a apostar no seu percurso académico obtendo um mestrado “noutro local”.
Ana Rosa Silva criou uma Black Box onde guarda os seus registos de vídeo, o meio que prefere para se expressar. Além dos DVDs com os seus projectos principais, esta “caixa negra” guarda também o seu diário gráfico. A jovem quer prosseguir estudos, mas quer também tentar a sua sorte, começando a contactar as galerias para dar a conhecer o seu trabalho de vídeo.
Nesta iniciativa ainda participam Ana Costa, Ana Raquel Ferreira, Andrea Pires, Carolina Rocha , Catarina Bessa, Cátia Ezequiel, Cláudio Lima, David Martins, Eunice Artur, Hélder Gorjão, Inês Prats, João Pedro Ferreira, Joana Filipe, Julien Gomes, Mariana Graça, Miguel Lopes, Milton Pacheco, Nelson Cardoso, Raquel Terenas, Ricardo Braz, Ricardo Ferreira,  Tatiana Lage, Telmo Ribeiro, Teresa Forbes.

- publicidade -

Actividades da exposição

Pré-escolar e 1ºciclo
Vamos fazer um livro mágico!
Convidam-se os mais pequeninos a fazer um livro. Depois de vários desenhos numa folha de papel, com um toque de magia esta folha irá se transformar num livro para levar para casa. “Hoje és tu que vais contar uma história aos mais crescidos!”
Concepção e orientação: Joana Filipe

2º e 3º ciclo
Vamos fazer um leporello!
Depois de uma breve visita à exposição de livros de artista, vamos construir um livro onde a tua história se pode ler de muitas maneiras: de trás para a frente e da frente para trás, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda ou até mesmo às voltas, às voltas…
Concepção: Teresa Forbes
Orientação: Teresa Forbes e Joana Filipe

Secundário

Vamos fazer um peep-show
Depois de uma visita guiada pela exposição de livros de artista, onde iremos esclarecer o que é esta categoria artística, vamos pôr mãos à obra e construir o nosso próprio livro. Este é um livro que se lê a espreitar…
Concepção: Hélder Gorjão
Orientação: Hélder Gorjão e Joana Filipe
Estas actividades são gratuitas, decorrem entre os dias 20 e 24 de Setembro, entre as 10h00 e as 19h00, no CCC
Para marcações contactar ana.romana@esad.ipleiria.pt

- publicidade -