Núcleos Zeca Afonso reuniram no Inatel da Foz

0
469
Dirigentes nacionais e locais marcaram presença no encontro na Foz do Arelho
- publicidade -

Responsáveis dos núcleos José Afonso do país estiveram na Foz do Arelho

O Inatel , na Foz do Arelho, acolheu no fim de semana, a reunião nacional de vários núcleos José Afonso, que estão sediados em várias localidades do país. Presentes estiveram elementos de Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Torres Vedras e das Caldas da Rainha.
O presidente da associação, Francisco Fanhais, confirmou à Gazeta das Caldas que estiveram reunidas cerca de 30 pessoas que vieram “fazer o ponto de situação sobre a própria Associação Jose Afonso”. Durante o dia de sábado refletiu-se sobre a forma como é feita a articulação com os próprios núcleos, espalhados por todo o país. “Temos que resolver algumas questões de comunicação”, afirmou o responsável, satisfeito com a adesão dos elementos de sete dos 16 núcleos José Afonso que existem não só em território nacional como já há dois em Bruxelas e na Galiza.
Também esteve em discussão a situação financeira da Associação José Afonso e foram debatidas quais são as melhores formas de conseguir viabilizar as atividades que pretendem continuar a organizar e que apostam na divulgação da obra de Zeca.
“As nossas idades são cada vez maiores logo temos uma grande preocupação em tentar angariar gente nova para a associação”, disse o presidente, o músico que foi muito amigo de Zeca Afonso.
Francisco Fanhais contou que têm um programa, junto das escolas que é o Canto Moço, que se destina a promover e a dar a conhecer o que é a Associação José Afonso, assim como a vida e obra do cantautor.
A associação está também a divulgar um livro que reúne as partituras de 158 canções de Zeca Afonso e que tem como objetivo a difusão da sua obra junto dos músicos. O trabalho de divulgação vai-se realizando um pouco por todo o país, com a gravação de álbuns com novas interpretações das canções de Zeca. São também exemplo o Coro Ninfas do Lis, de Leiria, que têm um espetáculo totalmente dedicado com temas do cantautor. Segundo Élia Mendonça do Núcleo da AJA das Caldas, “Estamos a tentar com a autarquia que este grupo possa apresentar este projeto nas Caldas”.
A caldense Ana Ribeiro – que faz parte da direção do Núcleo do Norte – deu ainda a conhecer que a Associação organizou recentemente uma conferência internacional sobre a obra do cantautor, evento este que contou com a participação de universidade. Também foi lançado, em junho passado, um livro de entrevistas dadas pelo cantor. “Semeador de Palavras” reúne 120 entrevistas, dadas a orgãos de comunicação social, antes e depois do 25 de Abril. “Duas delas foram feitas pela Gazeta das Caldas “, garantiu Ana Ribeiro.
Segundo a dirigente, nesta obra onde Zeca Afonso “fala na primeira pessoa” este foi “muito elogioso para com a Gazeta referindo que tinha uma imprensa regional é muito forte”. No sábado, foi dia de debate e de música ao serão, enquanto que, no domingo , foi feita uma visita ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade em Peniche.
A próxima iniciativa do AJA Caldas é a apresentação da obra “Semeador de palavras”, que reúne várias entrevistas dadas pelo cantor, que tem fortes ligações às Caldas. ■

- publicidade -