Pianistas da Rússia, Itália, Brasil, China, Espanha e de Portugal juntam-se em Óbidos para uma semana dedicada à música e aos melómanos. A 24ª Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) decorre entre 21 de Julho e 5 de Agosto e conta com 12 concertos e master classes de piano, que trazem à vila 25 jovens músicos em início de carreira para aprender com pedagogos de renome.
Um dos destaques desta edição é a participação do pianista italiano de 84 anos, Bruno Canino, que actua pela primeira vez em Portugal. Os concertos irão decorrer, na sua maioria, no auditório da Casa da Música, em Óbidos, mas também nas Caldas da Rainha, Bombarral e Santarém.
“O nosso objectivo é envolver mais municípios na cultura da região”, refere, em nota de imprensa, Manuela Gouveia, presidente da ACIM– Associação de Cursos Internacionais de Música, entidade que organiza o evento.
Será o CCC a receber o primeiro concerto, que se realiza a 21 de Julho, pelas 21h00, e contará com Manuela Gouveia ao piano, acompanhada pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Dois dias depois sobe ao palco do centro cultural o Trio Tulipatan, que conta com Margarida Natividade, soprano, Tiemin Wang, tenor, e Xavier Rivera, ex-pianista da orquestra da radiotelevisão belga.
O cravista brasileiro Cristiano Holtz dará um recital no Santuário do Senhor da Pedra a 24 de Julho e dois dias depois é a vez do pianista espanhol Josep Colom subir ao palco. As noites de 28, 29 e 31 de Julho do auditório da Casa da Música, em Óbidos, estão reservadas para Artur Pizarro, Mirta Herrera e Boris Berman, respectivamente.
A fechar o festival estão os concertos do chinês Wenfang Han e do italiano Lorenzo Pone, pianistas em início de carreira que foram distinguidos em edições anteriores da SIPO com o Prémio ACIM/Antena 2. Actuarão em Óbidos a 1 de Agosto, no Bombarral no dia 4 e em Santarém no dia 5, sempre às 17h00. Os estudantes SIPO 2019 vão tocar em palco no dia 2 de Agosto em Óbidos às 17h00 e às 19h00.
Na Casa da Barbacam estará patente uma exposição de pintura de Fernando Marques de Oliveira e o poeta e programador cultural, José Valle de Figueiredo, dará uma palestra com o tema “Dois poetas em Óbidos– Camilo Pessanha e Alberto Osório de Castro” no dia 28 às 17h00.
A SIPO conta com a distinção da EFFE – European Festival Association, “o que para nós é um reconhecimento do valor cultural do nosso evento a nível internacional”, conclui Manuela Gouveia.