Segunda edição do evento comunitário regressará no início da Primavera
Vão regressar às lojas e às ruas da cidade as andorinhas da Ode à Primavera. Os organizadores desta segunda edição da iniciativa – Manuel Bandeira Duarte, Mónica Correia, César e Zélia Évora – vão querer que as pessoas participem tal como no ano passado com mais e maiores andorinhas. Com estas peças, o grupo irá organizar os “voos”, que vão embelezar várias artérias das Caldas. Outras vão servir para adornar as montras das lojas.
“Um dos “céus” será feito apenas com andorinhas da cerâmica”, disseram Manuel Bandeira Duarte e Zélia Évora que esperam que toda a gente possa participar. E há várias modalidades: pode ser individual, coletiva (de grupo), para lojistas que queiram expôr andorinhas ou que queiram decorar a seu gosto, seguindo o tema. Também há inscrições para ceramistas.
Esta iniciativa – que tem participação gratuita – está aberta a toda gente. “Basta ter vontade de colaborar e criar andorinhas para a instalação comunitária”, disseram os responsáveis que contam com o apoio da autarquia e da União de Freguesias do N. Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório. Pedem ainda aos participantes que tenham atenção aos materiais a utilizar para que as andorinhas possam resistir ao mau tempo e à chuva.
Nas redes sociais do projeto há toda a informação para quem quer participar nesta iniciativa que vive da participação da comunidade. “Vamos também precisar de voluntários que nos queiram ajudar na logística deste evento que, na edição de estreia, contou com mil andorinhas. Estas foram dispostas em “céus”, embelezando as ruas e também decoraram as montras de várias lojas da cidade. “A primeira inscrição que temos é de uma escola de Mafra. Há uma turma que quer fazer parte do projeto e que já começou a fazer as suas propostas!”, disseram os organizadores. Na passada terça-feira, 4 de fevereiro, decorreu uma apresentação da iniciativa nas instalações da União de freguesias onde aliás também poderão ser entregues as andorinhas. O prazo termina a 28 de fevereiro. Também o Posto de Turismo irá rececionar as propostas ao fim de semana. Os participantes da iniciativa serão incluídos num mapa, tal como na edição de estreia. ■