Palestina Livre marca presença no Folio

0
1060

O movimento Palestina Livre Caldas marca presença no FÓLIO com duas iniciativas que cruzam literatura, memória e resistência cultural palestiniana.

A 16 de outubro, às 19h30, terá lugar uma escuta coletiva imersiva do episódio “Amanhecer em Gaza”, produzido pelo podcast Fumaça a partir do livro Daybreak in Gaza (2024), de Mahmoud Muna e Matthew Teller.

A escuta, realizada em auscultadores individuais (30 lugares disponíveis por ordem de chegada), mergulha o público em histórias reais de vida, cultura e resistência em Gaza.

- publicidade -

No final, haverá conversa com a equipa do Fumaça, o premiado podcast português de investigação com experiência de reportagem na Palestina. Ainda no âmbito do FOLIO Mais, o Palestina Livre Caldas, em parceria com a Associação Mãe Joana, dinamiza no domingo, 19 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Óbidos, às 11h30, uma oficina de construção coletiva de papagaios de papel, que serão depois lançados no encerramento do festival. Nesta atividade serão evocados artistas e escritores palestinianos mortos nos últimos anos, incluindo os poetas Hiba Kamal Abu Nada (1991-2023) e Refaat Alareer (1980-2023). Publicado pela editora Saqi (2024) e ainda sem tradução para português, Daybreak in Gaza – Stories of Palestinian Lives and Culture reúne textos de artistas, acrobatas, médicos, estudantes, lojistas e professores. Reúne histórias de amor, perda, sobrevivência e resistência que revelam a riqueza cultural de Gaza.

- publicidade -