Peniche recebe a Tocha da Liberdade no próximo domingo

0
482

penicheO concelho de Peniche irá receber no dia 1 de Fevereiro o projecto internacional Tocha da Liberdade, desenvolvido pela Federação Internacional de Resistentes, que pretende assinalar o 70º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial.
Desde o ano passado que esta tocha tem percorrido diversos países europeus, evocando a defesa da Liberdade e dos Direitos Humanos. Durante a primeira quinzena de Fevereiro a tocha estará em Portugal e Peniche é a primeira cidade a recebê-la na sua digressão nacional.
O município irá promover um programa aberto à participação da comunidade, centrado em várias iniciativas de natureza cultural e desportiva. Este programa começa hoje, 30 de Janeiro, pelas 21h30, com a realização de uma sessão de “A Poesia anda por aí”, na Escola Secundária de Peniche. Intitulada “Um roteiro poético pelo Modernismo”, abordará os poetas da revista Orpheu (que este ano assinala o centenário da sua criação).
No dia 1 de Fevereiro, pelas 10h30, chega a Tocha da Liberdade à Fortaleza de Peniche. Segue-se, pelas 11h00, a abertura das exposições “70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e da vitória sobre o nazi-fascismo”, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), e “Auschwitz: o silêncio e o olhar”, ambas patentes até 5 de Abril.
Pelas14h30 tem início a volta ao concelho da Tocha da Liberdade, numa estafeta que contará com a participação de várias associações desportivas do concelho. Com partida junto à Fortaleza de Peniche, esta estafeta tem passagem prevista pelo Largo da Capela de N.ª Sr.ª da Guia (Ferrel), Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (Atouguia da Baleia) e Largo junto à Associação Serrana (Serra D´El-Rei).
Este programa, de entrada livre, é organizado pelo município de Peniche em parceria com a União de Resistentes Antifascistas e a Federação Internacional de Resistentes.
A Tocha da Liberdade segue depois para as cidades de Grândola, Loures, Barreiro, Seixal, Almada e termina o périplo, a 12 de Fevereiro, em Lisboa. Depois passará ainda por vários países até terminar na cidade de Berlim (Alemanha) no mês de Maio.