Regina Isabel Magalhães da Silva
Caldas da Rainha
22 anos
Alicante – Espanha
Estágio em subdirecção de hotel
Percurso escolar: Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha), Universidade Europeia (Lisboa), Kendall College (Chicago, EUA), Universidad Europea de Madrid (Madrid), Les Roches International School of Hotel Management (Suíça) e estágio num hotel em Alicante.
O que mais gosta do país onde vive?
Estudar e fazer estágio em Espanha é uma experiência única e inesquecível. O facto de ter feito Erasmus durante a minha licenciatura fez com que quisesse voltar a sair do meu país e crescer, tanto pessoalmente como profissionalmente, no estrangeiro.
Em Alicante, especificamente, tenho um estilo de vida semelhante ao que tinha em Portugal e isso é muito importante pois ultrapassamos melhor os obstáculos quando nos sentimos confortáveis no sítio em que vivemos.
O que menos aprecia?
A vida aqui é muito boa. Ao início senti que os níveis de humidade eram insuportáveis, mas passado dois meses já não incomoda. Eu adoro falar espanhol todos os dias e sinto-me perfeitamente integrada neste país. Não há nada que eu possa dizer que não aprecio.
De que é que tem mais saudades de Portugal?
Sem dúvida da gastronomia, das paisagens verdes, dos amigos e família.
A sua vida vai continuar por aí ou espera regressar?
Espero regressar, mas não digo que não volte a Alicante. Terminando o meu estágio regressarei a Portugal. No entanto, talvez volte para Alicante para trabalhar no Verão.
“Em Alicante as pessoas levam um estilo de vida similar ao de Portugal”
Neste momento encontro-me em Alicante a fazer estágio curricular para o Mestrado em Gestão e Direcção Hoteleira Internacional. Estou a gostar muito do meu estágio, já que o subdirector do meu hotel tem muita experiência e trabalho directamente com ele.
Somos responsáveis da área de Recursos Humanos, Marketing, Qualidade e Gestão de queixas dos clientes e apoio a todos os departamentos do hotel, tais como o Spa, Eventos e Recepção.
Em Alicante as pessoas levam um estilo de vida similar ao de Portugal. Têm a sua casa, trabalham oito horas, jantam fora, vão ao cinema (traduzido em espanhol, não é legendado e visto na versão original), ouvem música latina, saem à noite em bares (género Bairro Alto em Lisboa) e discotecas (no porto de Alicante ou algumas que se encontram no centro da cidade).
Os preços são em geral como em Portugal, mas no que diz respeito à tecnologia é mais barato.
O clima é quente e húmido. Durante quase todo o ano têm temperaturas amenas e é agradável, seja Verão ou Inverno. No Verão podemos estar de t-shirt todo o dia pois podem estar 30 graus às duas da manhã e no Inverno basta um casaco já que podem estar temperaturas entre os 12 e os 20 graus.
As pessoas são muito simpáticas e abertas a conhecer outras pessoas e culturas. Considerando-me uma pessoa multicultural, não tive qualquer tipo de choque cultural pois já convivi com pessoas de todo o mundo em Chicago (cidade multicultural) e Suíça (escola com alunos de mais de 90 nacionalidades distintas). Simplesmente adoro!
Regina Isabel Magalhães da Silva