Mostra reúne cartazes e posters de grande escala de vários artistas
Abriu ao público a 5 de abril, na Galeria do Turismo, a exposição “Big Bang”, posters e publicações em larga escala. Os trabalhos expostos resultam de uma iniciativa coordenada por Ricardo Castro, autor e docente da escola que, em 2023 e em 2024, e aproveitando a prensa de gravura, de grande formato, das oficinas da ESAD.CR, convidou outros docentes e artistas gráficos a criar os seus trabalhos. Participaram Estão presentes trabalhos de Isabel Baraona, Catarina Leitão, Luís Henriques, Lucas Almeida, Ana Torrie, Samuel Ornelas, Gonçalo Duarte, Alice Geirinhas, Bruno Reis, Miguel Carneiro, Ricardo Castro e Bruno Borges.
Esta experiência foi coordenada por Ricardo Castro, autor e docente da escola que ainda contou que a única regra dada aos convidados era a de respeitar o formato único de impressão de 100 cm por 70 cm.
“Numa primeira séria participaram dez artistas e, na segunda, cinco”, contou o docente à Gazeta das Caldas acrescentando que estes artistas gráficos elucidaram os presentes, em sessões abertas a alunos e comunidade escolar sobre os seus métodos, imprimindo as suas matrizes e gerando séries de cerca de 20 provas, em xilogravura e também em linogravura.
“Os participantes do Big Bang são autores que têm um vínculo forte com as técnicas de impressão”, disse o docente acrescentando que houve sessões em que os artistas trabalharam em duplas enquanto que outros realizaram sessões de trabalho individuais. Foi importante terem dado a conhecer um pouco do seu trabalho aos estudantes”, disse o designer que é também ilustrador.
O objetivo principal deste Big Bang foi mesmo o de dar uso a esta prensa que por possuir tais dimensões “pode ser excessiva e é pouco pragmática tendo em conta a realidade atual”. Para Ricardo Castro é um equipamento que deveria estar nas mãos de um profissional, pois “um artista visual que sai da ESAD.CR não irá investir em algo daquele tamanho”. E fez uma analogia: ”em vez de termos um carro ligeiro temos um camião”.
Ricardo Castro é formado em Pintura nas Belas Artes do Porto e é também um dos responsáveis pelo coletivo gráfico “O Homem do Saco”. Como docente passa a mensagem aos seus estudantes “que devem possuir capacidades de autoimpressão e também de se auto editar”. Na sua opinião, um designer gráfico deve saber conseguir “executar um cartaz ou um livro de princípio ao fim”, rematou. Big Bang, que é também uma exposição-venda, pode ser vista até ao dia 24 de abril.