Forte presença internacional em mais um Cistermúsica

0
794

O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça está de volta. A XXI edição do festival que, é já uma referência nacional, arranca este domingo, 16 de Junho, e prolonga-se até 21 de Julho, num total de duas dúzias de espectáculos para toda as idades. Em foco estará a comemoração do bicentenário dos nascimentos de Richard Wagner e Giuseppe Verdi.
O director artístico do Cistermúsica, Alexandre Delgado, destaca a estreia em Portugal de “algumas jovens revelações de luxo”, muitas das quais vencedoras de prestigiados concursos internacionais, e a forte presença de reputados músicos estrangeiros. No entanto, a música portuguesa estará também em destaque nesta edição.
Da programação do XXI Cistermúsica, salienta-se a estreia absoluta do ciclo de canções inesianas encomendado a António Chagas Rosa e as propostas do Cisterdança e do Cistermúsica Júnior.

Mais uma vez, muitos dos concertos são de entrada livre e o Mosteiro de Alcobaça volta a ser um dos palcos prestigiados, a par com o Mosteiro de Cós, o Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro e espaços fora da cidade, como as igrejas de Évora de Alcobaça, São Martinho do Porto, Pataias ou o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Este ano o Cistermúsica extravasa ainda os limites do concelho e chega à Nazaré, com um espectáculo na Biblioteca Municipal, e a Tarouca, com a apresentação da Banda Sinfónica de Alcobaça no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.
Para o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, o destaque vai mais uma vez para “os concertos dedicados a todas as faixas etárias, com enfoque especial nos jovens e nas famílias”, bom como “o lugar que tem vindo a ser dado à criação contemporânea nas áreas da música e da dança e no diversificar da oferta da programação do festival”.
Com um orçamento de 147 mil euros, o Cistermúsica volta a contar com o apoio da Direcção-Geral das Artes, que garantiu um apoio financeiro superior a 500 mil euros ao longo de quatro anos à Academia de Música de Alcobaça, responsável pelo festival.

Francisco António de Almeida na abertura

- publicidade -

É com chave de ouro que arranca a edição deste ano do Cistermúsica. De acordo com Alexandre Delgado “o apogeu do Barroco musical português surge através da Missa em Fá maior de Francisco António d’Almeida”, que pode ser ouvida a partir das 18h00 de domingo, dia 16 de Junho, na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça.
Para o director artístico do festival, esta obra é “uma empolgante descoberta” que será interpretada pelos ensembles de instrumentos e vozes Flores de Musica e Capela Joanina. A entrada é livre.
No dia 19, quarta-feira, realiza-se o Concerto de Laureados do 2º Concurso “Pequenos Grandes Talentos” 2013, a partir das 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça. Também neste caso a entrada é livre.
Na quinta-feira, dia 20 de Junho, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho acolhe a Gala de Pequenos Bailarinos, com a participação do Conservatório de Música e Dança de Liubliana (Eslovénia), Colégio Rainha Santa Isabel (Coimbra) e Academia de Dança de Alcobaça. O espectáculo tem início às 21h30 e os bilhetes custam três euros.
No dia seguinte, a partir das 10h00, o Jardim do Centro Escolar da Benedita transforma-se num Jardim das Artes com o musical “Sons de Cá”. Trata-se de um projecto do ensino pré-escolar que envolve os alunos do Agrupamento de Escolas da Benedita.
A restante programação do festival pode ser consultada em www.cistermusica.com. J.F.

Loading

- publicidade -