Reposição de peça e oficinas no Teatro da Rainha

0
74

Teatro da Rainha repõe peça de Cecília Ferreira e organiza oficinas e laboratórios destinados a diferentes públicos

O Teatro da Rainha repõe o espetáculo “Planeta Vinil”, de Cecília Ferreira, na sua Sala Estúdio, no próximo sábado (às 16h00 e às 21h30) e domingo (16h00) e também no dia 16 de outubro, (às 16h00).
A peça conta a história de “uma criança ruiva, um peixe-napoleão, um escaravelho Vaca-loura e uma galinha poedeira que fogem da Extinção”, explica nota de imprensa sobre o percurso destas personagens que seguem em direção à Porta do Fundo do Mundo, “que lhes permitirá aceder, acreditam, ao Avesso – aquele que está limpo da Extinção e de outros monstros que tais”.
Todos parecem saber como chegar lá mas o tempo excede-se. O Peixe Napoleão, a Nina, o Escaravelho Vaca-loura e a Galinha fogem da Má da Fita, que nunca viram, mas que sabem que destrói tudo, nada poupa, nem animais nem humanos, apesar de ninguém saber que é.
“Mas ela anda aí. Seca os rios, suja os mares, mata de asfixia os mais frágeis pulmões, espalha asmáticos, gera ondas de calor e ondas de gelo, indispõe os ventos, põe as criaturas a falar com máscaras que filtram o veneno que se respira, cria tornados fora de sítio, degela as calotes polares, tem poderes de monstro global, não respeita muros nem fronteiras, nem paredes de casas, telhados, seres vivos”, refere a nota sobre “Planeta Vinil” que ainda vai ter sessões destinadas às escolas.
As sessões para este público específico terão lugar entre os dias 11 a 15 de outubro (10h30 e 14h30). A peça “Planeta Vinil”, que conta com encenação de Fernando Mora Ramos, tem no elenco os atores Cibele Maçãs, Mafalda Taveira, Fábio Costa e Nuno Machado.
Entretanto, o grupo de teatro residente das Caldas está ainda a preparar várias oficinas e laboratórios que se destinam a públicos diferenciados.
Entre os dias 9 de outubro e 18 de dezembro vai realizar-se a atividade “Exercícios de Imaginação e Improvisação teatrais”, que se destina a participantes entre os 6 e os 10 anos. Esta oficina terá como formadoras Cibele Maçãs e Marta Taveira.
Entre os dias 25 e 30 de outubro e, em horário noturno, decorre “Introdução à Linguagem Cinematográfica”, a partir de “Pertinho da Torre Eiffel” de Abel Neves. Esta formação que será coordenada por José Carlos Faria e Lucas Keating dirige-se a jovens entre os 16 e os 18 anos.
A 20 e 21 de novembro terá lugar um laboratório de dramaturgia que inclui a análise de excertos de peças de Abel Neves. Já em dezembro, nos dias 18 e 19, entre as 15h00 e as 18h30, decorre um laboratório de criação e interação digital que será feito a partir de fragmentos do livro do Desassossego de Fernando Pessoa. As sessões serão orientadas por Manuel Portela, da Universidade de Coimbra, autor de um trabalho de digitalização desta obra do escritor Fernando Pessoa. Para informações e reservas para assistir à peça “Planeta Vinil” contactar através do telefone 262 823 302, 966 186 871 ou do e-mail [email protected]. ■