RONDA leva poesia de Leiria para o mundo

0
140

O RONDA Leiria Poetry Festival vai realizar-se entre os dias 12 e 21 de março, este ano, pela primeira vez, em formato internacional e on-line. Aquela iniciativa vai contar com a participação de mais de 200 convidados de 40 países.
Serão, ao todo, 65 horas de atividades culturais, entre entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas.
O evento é promovido pelo município de Leiria, Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO e pela Livraria Arquivo.
Segundo Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, este festival pretende ser “a iniciativa cultural mais importante deste ano” daquele município que pretende ser Capital da Cultura em 2027. Também presente na conferência de imprensa on-line, destinada a apresentar a iniciativa, realizada a 1 de março, a vereadora da Cultura e Educação, Anabela Graça, explicou que o festival “deu um salto gigante ao apostar na internacionalização”. O RONDA terá eventos poéticos que serão transmitidos a partir de Macau, Colômbia ou de Cabo Verde.
A região Oeste vai ter uma iniciativa de Óbidos Vila Literária e, segundo Celeste Afonso, coordenadora do festival, outros eventos poderão marcar presença em próximas edições. Presentes no RONDA, entre outros, vão estar o francês Gilles Lipovetsky, o norte-americano Jack Hirschman e o angolano Ondjaki. Entre os autores nacionais vão participar Luís Tinoco, José Luís Peixoto, Nuno Júdice, José Anjos e João de Melo. Vai apostar-se em eventos transdisciplinares como é o da cantora Rita RedShoes que musicou poemas de Francisco Rodrigues Lobo, poeta de Leiria de quem se está a assinalar os 400 anos da morte.
Os eventos poderão ser assistidos a partir do site do evento leiriapoetryfestival.com e também das redes sociais desta iniciativa. ■