
Um total de 147 apresentações em 26 locais diferentes, dentro e fora do país. É este o balanço do ano de 2011 da companhia alcobacense S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, que este ano comemorou o seu 14º aniversário.
Os responsáveis salientam ainda que a companhia “continuou a apostar na apresentação de peças originais”. Prova disso são as três novas produções estreadas no ano que agora termina: “Amigo” de José Gil e Camila Moreira, “Portucale – a Consagração” de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil e Rui Sousa e “Fado Portugal – uma história de faca e alguidar” de Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre em co-produção com o Museu da Marioneta de Lisboa.
Quanto a deslocações, além de presenças em diversos pontos do país, seja em salas ou museus, seja como participantes em eventos, os bonecreiros alcobacenses estiveram ainda no International Figurentheatre Festival (Bélgica) e no International Festival of Traditional Pupet – Anton Anderle (Eslováquia). E ainda houve tempo para organizar mais um festival Marionetas na Cidade, que entre 11 e 16 de Outubro, e naquela que foi a 14ª edição, atraiu milhares de pessoas a Alcobaça.
Contas feitas, a companhia fez 1655 apresentações e estreou 35 peças desde a sua fundação. Para o ano comemoram-se 15 anos de actividades e os responsáveis pela companhia já prometeram que o Marionetas da Cidade estará de volta, apesar da falta de apoios por parte da Direcção-Geral das Artes e as dificuldades cada vez maiores em arranjar ajudas para um evento cultural deste género.