Saiba quanto investem as autarquias da região na animação de verão

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Fique a par dos eventos dinamizados por cada autarquia e também do valor investido para proporcionar a animação de verão a locais e turistas

Um pouco por toda a região, durante o verão, há eventos com animação diversa nos vários municípios. Gazeta das Caldas questionou as autarquias para dar a conhecer aos seus leitores quais os eventos dinamizados e quais os valores investidos.
Nas Caldas, por exemplo, a Câmara dinamizou a Feira dos Frutos, a Feira 15 de Agosto, as Tasquinhas, o Foz Beats e o Duna Beats e apoiou a realização do CCC fora de Portas, Bazar à noite, Caldas Convida nas Freguesias, Footmania, Provas Nacionais de triatlo, comemorações da Elevação a Cidade, entre outras.
O presidente da Câmara, Vítor Marques, diz que pretendem “dinamizar o território e região não só para os emigrantes como também para o número cada vez maior de turistas que vêem a nossa oferta como diferenciadora, eclética e rica” e que “além de criar maior notoriedade”, pretendem “apoiar os diversos atores económicos da região: restauração, hotelaria, comércio, seja tradicional como a Praça da Fruta quer convencional dos diversos tipos de comércio inclusive na promoção de oportunidades a venda de cerâmica na cidade , nas freguesias do interior e do litoral”.
O autarca esclareceu que “os valores de investimento, contabilizando receitas e despesas”, foram de mais de 344 mil euros na Feira dos Frutos, 190 mil euros nas Tasquinhas e 228 mil euros no Foz Beats.
Vítor Marques frisa que “ano após ano temos aumentado a oferta promovida pela autarquia bem como aumentado a oferta de privados e institucionais, o que permite termos vindo a aumentar o número de visitantes na nossa região”.

O caso de Óbidos
Em Óbidos, entre junho e setembro, a autarquia dinamizou o Festival de Teatro, o Festival Internacional de Piano do Oeste/Semana Internacional de Piano de Óbidos o Mercado Medieval de Óbidos, o Festival Bom Sucesso, o Óbidos Villa das Rainhas e o Festival de Ópera de Óbidos, tendo também apoiado várias festas e romarias, assim como exposições no concelho.
“O município de Óbidos tem um calendário de eventos riquíssimo, eclético, multigeracional, e que não deixa nenhum mês do ano de fora”, afirmou o presidente da Câmara Filipe Daniel, notando que “é uma ferramenta de dinamização territorial e ativação da marca Óbidos que se tem revelado fundamental para o desenvolvimento do concelho, mas também um forte aliado no combate à sazonalidade” e que “os eventos são, sem dúvida, uma aposta estratégica”.
Com os eventos “é possível mantermos cada vez mais vivo um município tão singular como é o de Óbidos, e “alimentá-lo” nas suas dimensões turística, cultural e económica”, sendo que “em períodos de maior fluxo de pessoas, a realização de eventos movimenta obviamente recursos, gera receitas e emprego, mas também gera visibilidade (para o território) e sentimentos de pertença (trazendo de volta as suas gentes, os seus munícipes, e conquistando turistas de todo o mundo)”.
Na realização do Mercado Medieval de Óbidos (400 mil euros) e no Festival Bom Sucesso (150 mil euros) a autarquia investiu mais de meio milhão de euros.

O verão em Alcobaça
No concelho de Alcobaça, o município dinamiza o Concerto de Verão em São Martinho do Porto, o Aljubarrota Medieval e a Feira de São Bernardo, apoiando também a realização de festas.
“O verão é uma época de retorno a casa por parte dos nossos emigrantes e um afluxo muito significativo de turistas, o que pode duplicar a nossa população num determinado período”, fez notar o edil alcobacense, Hermínio Rodrigues. “É também por isso e pelos muitos que cá vivem que os nossos eventos de verão têm muita procura, pois funcionam como pontos de reencontro”.
Também aqui o investimento foi acima do meio milhão de euros, com os concertos de verão em São Martinho do Porto avaliados em 12 mil euros, o Aljubarrota Medieval em 100 mil euros e a Feira de São Bernardo em 400 mil euros.

Os eventos no Bombarral
No Bombarral foi dinamizado o festival “Bombarral Jazz & Street Food” e o 39º Festival do Vinho Português e 29ª Feira Nacional da Pera Rocha, com um investimento global a rondar os 220 mil euros.
“É uma oportunidade de promovermos encontros e reencontros não só entre bombarralenses, mas também entre emigrantes e todos aqueles que escolhem visitar o Bombarral e partem à descoberta dos encantos desta região”, frisou o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, notando que “durante os meses de verão, foram dinamizadas pelo município do Bombarral um conjunto de atividades culturais, a cada fim-de-semana, para dar a conhecer o nosso Património Cultural e Histórico”, como caminhadas e rotas comentadas pelo território.

O Cadaval
“O concelho do Cadaval tem uma grande atividade festiva tradicional durante o verão, promovida pelas associações locais e comissões de festas, que fazem com que, de julho a setembro, haja sempre uma festa em uma das nossas aldeias, tradição essa que se mantém viva e que nos apraz verificar que continua até a ganhar cada vez mais expressão”, salienta o presidente da Câmara do Cadaval, José Bernardo Nunes.
A autarquia dinamizou as Tocatas de Verão e a Festa da Juventude e vai ainda ter a Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve.
A autarquia cadavalense não esclareceu os valores investidos enquanto que a Câmara da Nazaré não respondeu às nossas questões a tempo do fecho da edição. ■