Samuel Rama em exposição de Land Art em Cascais

0
709
notícias das Caldas
O docente da ESAD apresenta na Quinta do Pisão intervenções na própria paisagem

Será inaugurada amanhã, 5 de Março, em Cascais, na Quinta do Pisão, a Land Art Cascais 2011 que pretende promover uma ligação intima entre a paisagem, o Homem e a obra artística.
Vão estar na paisagem intervenções de Fernanda Fragateiro e de Samuel Rama. Esta último artista é docente na ESAD, vive nas Caldas da Rainha e tem estabelecido uma parceria de produção cerâmica com o Cencal. Os dois autores criaram obras que se apropriam da organicidade do lugar, utilizando-a para despertar sentidos e sensações nos visitantes.

O LandArt Cascais 2011, que  decorre até  30 de Abril,  ainda pretende diluir as intervenções ao longo do espaço e promover a visitação e a descoberta da Quinta do Pisão. O principal objectivo deste acontecimento é fomentar o interesse pelo espaço natural através da exposição de obras de arte.
A exposição será acompanhada por uma série de actividades paralelas, como visitas guiadas com os artistas, espectáculos teatrais, tardes de jazz e oficinas de artes para as crianças.
Outra novidade desta edição é o facto de o LandArt estar também presente no Centro Cultural de Cascais, onde serão expostas algumas obras de Robert Smithson (cedidas pelo Institut Valencià d’Art Modern), nomeadamente as peças Pierced Spiral (1973), Spiral Hill (1971) e o vídeo Spiral Jetty (1970).
Futuramente, pretende-se que algumas instalações artísticas possam ser integradas num roteiro cultural associado ao “LandArt”, que poderá sair das fronteiras da Quinta do Pisão e introduzir-se na Rede de Visitação do Parque Natural de Sintra-Cascais.