Santuário do Senhor da Pedra perto de ser Monumento de Interesse Público

0
413

O Santuário do Senhor da Pedra está a caminho de ser classificado como monumento de interesse público, tal como o atesta a publicação em Diário da República, de 29 de Maio, na qual se diz que está a decorrer o período de consulta pública no âmbito do processo de classificação.
A proposta de classificar o Santuário, a antiga Casa dos Romeiros, o Chafariz e o terreiro como Imóvel ou Conjunto de Interesse Público foi elaborada pela autarquia de Óbidos em 2010, tendo em vista a preservação e salvaguarda daquele património.
A instrução do processo foi realizada sob a responsabilidade do então técnico do município, Sérgio Gorjão (actualmente director do Museu Grão Vasco em Viseu).
Após apreciação da proposta, a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo referiu a “exemplaridade de concepção arquitectónica”, “elevado valor patrimonial” e “relevância cultural no âmbito da arquitectura do séc. XVII em Portugal” daquele conjunto. Os responsáveis destacam também o génio do seu criador, o arquitecto capitão Rodrigo Franco, assim como a participação de diversos artistas nacionais do seu tempo e a expressão do imóvel no contexto da paisagem em que se insere e na sua articulação com a vila de Óbidos.
O santuário foi construído no século XVII, em memória de D. João V, mas actualmente precisa de uma intervenção ao nível do telhado e coberturas, assim como obras de restauro em telas e peças no interior do templo.
Todo construído em pedra, o edifício tem a particularidade de possuir volume cilíndrico no exterior e um polígono hexagonal no seu interior, que possui ainda três capelas – a capela-mor dedicada ao Calvário, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de S. José.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt