Semana do Piano de Óbidos inicia no CCC

0
23
Esta iniciativa contempla a realização de concertos e de masterclasses em Óbidos e também nas Caldas da Rainha

Começa na próxima sexta-feira, 21 de junho, a 29ª edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos/Caldas e que se estenderá até 21 de julho

A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) começa a 21 de junho e vai decorrer até 21 de julho, com a participação de pianistas de diversos países.
O evento inclui a 29ª edição das “masterclasses” e 11 concertos com artistas como Artur Pizarro, Manuela Gouveia, Paulo Pacheco e Nuno Inácio, Andrea Bonatta, Josep Colom e Boris Berman.
A iniciativa divide-se entre masterclasses e concertos que decorrerão em Óbidos e nas Caldas, passando por locais como o Museu Leopoldo de Almeida, o Auditório Municipal de Óbidos e o CCC. Como nos anos anteriores, o Festival passa ainda por Lisboa.
No dia 21 de junho, o concerto inaugural do Festival Internacional de Piano do Oeste decorre às 21h30, no CCC. A Orquestra Gulbenkian, dirigida por Rui Pinheiro, interpretará a “Sinfonia n.º 5, em dó menor, op. 67” de Ludwig van Beethoven e o “Concerto para Piano e Orquestra, em lá menor, op. 54” de Robert Schumann, tendo como solista ao piano Jorge Luís Prats. É a primeira vez que a orquestra Gulbenkian participa na Sipo.
No dia 5 de julho, em Lisboa, o pianista chinês Ke Wang interpretará obras de Q. Chen, L. Liebermann e S. Rachmaninoff na Fundação Oriente, repetindo o mesmo programa, no dia seguinte, no Museu Leopoldo de Almeida. A 9 de Julho, acontecerá o concerto de Andrea Bonatta, no Auditório Municipal de Óbidos. A 10 de Julho, no mesmo local, atua Josep Colom.
No dia 14 de julho, em Óbidos, sobe ao palco o pianista americano Anthony Ratinov .
No dia 21 de julho, no CCC, haverá, em estreia na Sipo, um espetáculo de dança e piano. ■