Uma semana de marionetas em Alcobaça

0
807
- publicidade -

A 19ª edição do Marionetas na Cidade decorre entre 3 e 9 de Outubro em  Alcobaça onde vão realizar-se 28 actuações de 12 companhias de  Portugal, Inglaterra, França e Itália. Há apresentações no cine-teatro, mas também em praças e cafés da cidade, no mercado, em escolas e em Juntas de Freguesia.

Todas as actuações são de entrada livre, excepto os espectáculos Plip, Eu Quero a Lua e O Soldadinho, todos no Cine-Teatro de Alcobaça (dois euros por pessoa no caso dos dois primeiros, cinco euros para o último).
À Gazeta das Caldas, José Gil, membro da S.A. Marionetas, salientou a participação do marionetista italiano Bruno Leone, um dos mais antigos bonecreiros napolitanos, do britânico Clive Chandler e do francês Alban Thierry. A peça O Soldadinho (Teatro A Ferro e Fogo), os espectáculos na Praça 25 de Abril e a projecção dos filmes, foram outros dos eventos que destacou.
A organização explicou ainda que o festival foi criado com o propósito de “divulgar a arte da marioneta nas suas diversas vertentes” e que, além dos espectáculos e das actuações de rua, tem apresentado exposições, debates e acções de formação.
Paulo Inácio, presidente da Câmara local, na apresentação do evento, a 13 de Setembro, no pequeno auditório do cine-teatro, disse que o apoio ao evento foi aumentado este ano e que a “dimensão não tem paralelo na sua categoria, a nível nacional”.
O edil salientou ainda a qualidade dos espectáculos, afirmando que “esta tem sido a postura da Câmara Municipal em matéria de política cultural, sempre no sentido de democratizar o acesso à cultura e fazer chegar estes eventos a todos os munícipes”. A terminar garantiu que nos próximos anos serão dados “ainda mais passos decisivos no apoio ao Marionetas na Cidade”.
O Marionetas pela cidade custa este ano entre 15 e 20 mil euros e foi distinguido em 2015 com o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals/Festivals for Europe.
Esta distinção reconhece, por exemplo, a qualidade da programação e o compromisso do festival com a comunidade. O selo foi atribuído por dois anos.
Tal como em 2015, nesta edição haverá espectáculos nas freguesias, com o objectivo de tornar o Marionetas na Cidade um festival concelhio. São Martinho do Porto, Évora de Alcobaça, Turquel e Alcobaça e Vestiaria foram as freguesias que adquiriram espectáculos, designando o local para os mesmos.
A fundação da companhia S.A. Marionetas remonta a 1979, mas a actual denominação foi criada em 1993. Desde 1997, ano em que se profissionalizou, já criou 45 produções originais e desde o ano seguinte que organiza este festival.

- publicidade -

Marionetas portuguesas na Polónia

A companhia que organiza o festival, a S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos de Alcobaça viu a sua candidatura ser seleccionada para participar no World Puppet Carnival, em Lodz (Polónia).
Este é um dos maiores eventos a nível mundial e contará com duas produções originais dos alcobacenses: “Etc…” e “Teatro Dom Roberto”.
Além de mostra de teatro de marionetas e vídeos com marionetas, este é também um dos maiores concursos da área.
José Gil, membro da companhia, disse à Gazeta das Caldas que “é um grande orgulho levar bonecos portugueses a este evento”, garantindo que vão “tentar trazer um prémio”.
No centro da Polónia estarão a concurso 32 companhias de todo o mundo que durante 7 dias apresentarão 60 espectáculos pela cidade. I.V.

- publicidade -