“Manual de Instruções” é como se designa a peça dos finalistas da licenciatura de Teatro da ESAD que vai ser apresentada hoje e no próximo domingo, dias 24 e 26 de Janeiro, no CCC, às 21h30 e às 16h30, respectivamente. A direcção da peça teatral é da docente Joana Craveiro e reflecte sobre “o que temos que aprender”.
“Manual de Instruções” ensina a conseguir, a não falhar, a chegar lá. “Não se preocupem, nós lemos o manual e vai ficar tudo bem, porque percebemos exatamente o que era esperado de nós”, pode ler-se na nota de imprens.
Foi a partir destas ideias que os estudantes apostaram nesta nova criação que “reflecte sobre as regras e sobre como quebrá-las, como viver no mundo e com o mundo, como fazer uma revolução que o transforme mesmo”. A peça visa chamar a atenção para o facto de haver várias revoluções a eclodir pelo mundo e quase todas começadas por jovens. “Mal vestidos para a meteorologia do momento, apanhados entre um Verão que não acabava e um Outono que tardava e que, quando chegou já era Inverno, eles e elas olham perplexos e maravilhados a queda das folhas e declaram-se prontos, declaram-se Aqui. Presentes”, acrescenta a nota sobre a peça que tem texto original de Joana Craveiro sobre as inquietações de uma geração que quer saber como se faz para se ser feliz.
Na co-criação e interpretação participam David dos Santos, Inês Monteiro, Carolina Vouga, Micael Coelho, Sabrina Santos, Fábio Dias, André Mexia, Fabian Bravo, Inês Mendes e Inês Inácio.