Teatro da Rainha estreia “Pertinho da Torre Eiffel”

0
97
Os atores Fábio Costa e Marta Taveira são, respetivamente, Jasmim e Jana

Teatro da Rainha apresenta nova peça a 18 de novembro e que ficará em cena até
4 de dezembro

“É normal um gajo ali parado sem saber ao que vai?”, pergunta a personagem Jasmim logo no início de “Pertinho da Torre Eiffel”. A questão é dirigida a Jana, cuja presença notamos por lhe escutarmos a voz enquanto trauteia um fado. É desta forma que se inicia a peça de Abel Neves que o Teatro da Rainha, com encenação de Fernando Mora Ramos, estreia a 18 de novembro e que está em cena até 4 de dezembro.
Os atores Fábio Costa e Marta Taveira serão, respetivamente, Jasmim e Jana, o jovem casal urbano “emparedado” numa precariedade “ao mesmo tempo material e amorosa, porque ambas as dimensões se interligam e se condicionam”, explica nota sobre esta peça que foi escrita por Abel Neves, natural de Montalegre e um dos mais produtivos autores do teatro contemporâneo português.
Segundo a mesma nota, este é autor de 50 peças, também assinou 9 romances, 4 livros de poesia, uma colectânea de contos e outra de ensaios. Trabalhou doze anos na Comuna – Teatro de Pesquisa nas áreas de Dramaturgia e Assistência Literária, tendo sido responsável, na mesma companhia, pela disciplina de Dramaturgia no Curso de Formação de Atores e Animadores Culturais entre os anos de 1987 e 1989. Este autor premiado vai estar nas Caldas, nos próximos dias 20 e 21 de novembro, para coordenar um Laboratório de dramaturgia promovido pelo Teatro da Rainha.

A nova peça da companhia residente vai estrear a 18 de novembro e tem encenação de Mora Ramos. A obra é da autoria de Abel Neves

Na peça há muitas questões “cujas respostas se estudam a partir de quadros proporcionalmente cómicos e melancólicos, como se estivéssemos a olhar para alguém que patina sem sair do mesmo lugar”.
Os bilhetes custam 7,5 euros mas há descontos para estudante, seniores e grupos. As reservas de ingressos, que são obrigatórias, podem ser feitas para o Teatro da Rainha através dos telefones 262 823 302 e 966 186 871.
Poesia com Ricardo Marques
Entretanto, no próximo dia 16 de novembro o ciclo de poesia Diga 33, vai prosseguir com o investigador e poeta Ricardo Marques. O convidado – que coordenou vários estudos como o volume de ensaios “Tradição e Vanguarda: Revistas Literárias do Modernismo (1910-1926)” – estreou-se em 2012 com “Eudaimonia” (edição do autor), assinando mais de uma dezena de livros em nome próprio. O mais recente é “A Noite (variações)”. A sessão terá lugar às 21h30, na Sala Estúdio da Rainha e a reserva de lugares é obrigatória. ■