Teresa Alves prepara exposição e quer ensinar cerâmica ao público

0
994
Gazeta das Caldas
A ceramista junto a um dos seus painéis, pontuado pelas formas orgânicas que busca na Natureza

Teresa Alves é a artista do mês da colecção dedicada às termas. A ceramista, que criou a obra “Cura pelas Águas”, está a preparar uma exposição individual para o concelho de Loures e propõe-se a organizar workshops para quem quer aprender cerâmica. A autora, que se formou no Cencal e na ESAD, gosta de produzir painéis de grande escala e inspira-se nas formas da Natureza para os decorar.

Teresa Alves, a autora do mês de Setembro, propôs para a colecção das termas uma obra espiralada, em grés, que simboliza o “movimento e o facto da água representar o percorrer de um caminho na vida”. Para a ceramista, a sua “Cura pelas Águas” refere-se aos ciclos de vida representados “de forma orgânica, fluída e circular”.
Teresa Alves formou-se em Cerâmica Criativa no Cencal e parte do seu percurso profissional esteve ligado à indústria. Posteriormente formou-se na ESAD em Design e Tecnologias para a Cerâmica, tendo passado a ser designer, também em fábricas de cerâmica das Caldas e de Alcobaça.

Actualmente, a artista está a preparar uma exposição individual para o concelho de Loures que será inaugurada no início de 2019. Entre outros projectos, a designer gostaria de apostar na formação, dando workshops a interessados de todas as idades em aprender o bê-á-bá da cerâmica. O seu atelier fica nos Silos, local onde também dá largas à sua imaginação para criar grande painéis cerâmicos, trabalho que desenvolveu enquanto fez parte da Óbidos Ceramic Academie (OCA). Mais uma vez, a ceramista, que é também designer, inspira-se nas formas orgânicas para criar e decorar estes trabalhos de grandes dimensões.
Teresa Alves pertence à Associação de Artesãos das Caldas da Rainha e, como tal, tem dado a conhecer os seus trabalhos nos eventos caldenses como a Frutos ou o Festival do Cavalo Lusitano, assim como noutras iniciativas que tiveram lugar em Lisboa, onde a associação caldense marcou presença como, por exemplo, na Feira Internacional de Artesanato.
As obras de Teresa Alves inspiram-se nas formas e texturas da natureza e encontram-se à venda nas lojas do CCC e da Gazeta das Caldas. Estão também presentes em espaços comerciais de Óbidos, Sintra e Lisboa.
“Cura pelas Águas” custa 30 euros para os assinantes do jornal e 35 euros para o público em geral.