Tertúlias do Património Histórico propõem-se a pensar a cidade

0
680

A associação Património Histórico (PH) vai iniciar um novo ciclo de conferências, designadas Tertúlias PH, destinadas a promover o debate aberto de temas do tempo presente com a participação de aberto de autores e estudiosos.
As sessões têm uma periodicidade mensal e realizam-se no Café-Concerto do Centro Cultural e de Congressos (CCC) durante. A primeira terá lugar a 23 de Janeiro, pelas 18h00, e terá como tema “Imagens da cidade. A cidade vista e revista pela fotografia”. Os convidados serão os fotógrafos João Martins Pereira, Paulo Catrica e Vasco Trancoso.
“As conferências pretendem recuperar o espaço público das antigas tertúlias, locais de encontro e de exercício da troca de saberes, da aprendizagem informal e em modo de proximidade pessoal”, disse Isabel Xavier, a presidente do PH, acrescentando ainda que, num tempo em que o conhecimento tem como veículo dominante os novos media, “valoriza-se o contacto directo o tempo de parar para pensar, o gosto pelo confronto de ideias de viva voz”. A responsável comentou ainda que neste ciclo de tertúlias será dada especial atenção à cidade das Caldas da Rainha.
O novo ciclo do Património Histórico, que terá lugar ao longo dos vários meses de 2020, propõe-se a debater a cidade sob vários pontos de vista, com o debate e participação de políticos, professores, criadores, imigrantes, historiadores, arquivistas e dos arquitectos.
No mês de Fevereiro vai ser debatido o tema A escrita na Cidade. A Cidade vista e revista pelos escritores.