Neste início de ano é com uma proposta da artista plástica Cláudia Canas que prossegue a colecção de cerâmica da Gazeta das Caldas. A autora criou um grande coração, feito de pequenos elementos cerâmicos, permitindo assim receber 2015 com uma obra colorida que irradia boa disposição.
Para criar esta peça, Cláudia Canas inspirou-se no espírito do Ano Novo, altura em que “florescem os projectos, os sonhos e as esperanças”, disse.
A autora nasceu em Lisboa, mas mora nas Caldas desde os anos 80. Do seu curriculum fazem parte várias acções de formação no Cencal e uma licenciatura em Artes Plásticas na ESAD.
Esta artista tem participado em várias exposições e colaborado com diversas galerias. Marcou presença na ultima edição da Feira de Cerâmica Contemporânea de S. Martinho e foi uma das artistas convidadas da exposição de cerâmica caldense que esteve na Assembleia da República no final de 2014.
Depois de ter tido atelier nas Caldas, a ceramista trabalha no Casal Cozinheiro (Salir de Matos) e é no seu atelier que cria as suas peças de autor. A autora utiliza maioritariamente pasta de grés e tanto se dedica a produzir pequenas peças decorativas e utilitárias, como também aprecia trabalhar em grandes esculturas. Cláudia Canas também se tem dedicado a intervenções em habitações particulares com murais de mobiliário cerâmico, tanto de interior como de exterior.
A peça que fez para a Gazeta designa-se “Alegrria” pois a autora diz que este coração é “alegre e ri”. Foi feito com pasta de grés chamotada e decorado com vidrados de muitas cores. A peça foi cozida a 1200ºC em atmosfera oxidante.
“Alegrria” está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e por 30 euros para não assinantes. Faz parte de uma série de 50 que são numeradas e assinadas por Cláudia Canas. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail gazeta@gazetadascaldas.pt