Artista caldense mostra obras em cerâmica pintura e de gravura. Amanhã há tertúlia com vários convidados
Abriu no sábado, 23 de Novembro, a mostra “Di blu”, na Art4 Family Galeria, a qual inclui pintura, escultura e peças de cerâmica de Umbelina Barros.
A autora mostrou as instalações e as várias obras de arte que escolheu para esta mostra, dando a conhecer os seus trabalhos noutros meios de expressão. Trouxe peças feitas desde 1998 até outras terminadas agora”, contou a autora enquanto faz uma visita guiada por toda a mostra, onde conta que há algumas obras se vão transformando e ganhando novas formatos. Antigos totems cerâmicos dão origem a árvores de florestas mágicas. Estão, por exemplo, patentes pinturas feitas com barro, gravuras em tecido, instalações e variadas propostas desta autora que é conhecida pelo seu percurso na área da cerâmica. Não faltam propostas nesta área mas o que tem maior destaque é a pintura, feita a óleo, aguarela e tinta da china, sobre as mais diversas temáticas desde expressões faciais até a reflexões sobre a maternidade, a família ou até sobre a vida e a morte e que foram feitas em várias fases do seu percurso artístico.
Umbelina Barros teve ainda os convidados “Diogo Silva and friend” para um dueto de fagotes. Diogo Silva é filho da artista e veio com um amigo, Pedro Sobral, proporcionar momentos musicais. Interpretaram um tema de Mozart, originalmente escrito para fagote e violoncelo e que nesta inauguração foi interpretado pelo dueto de fagotes. “Tudo o que une as artes, é sempre interessante!”, comentaram os dois fagotistas.
Cláudio Rodrigues trouxe os seus chocolates artesanais da marca mbonbon. “Trouxe bombons recheados e brownies”, disse o chocolateiro, interessado em dar a conhecer ao público as especificações dos seus bombons. A música e o chocolate permitiram diferenciar a inauguração desta mostra artística.
O responsável pelo espaço, João Paulo Cunha diz que Umbelina Barros é a primeira autora da região que foi convidada a dispôr da galeria da forma que quis, como prolongamento do seu próprio atelier.
A iniciativa de convidar artistas da região a dispôr do espaço irá repetir-se uma vez por ano, “sem que a galeria peça qualquer percentagem sobre a venda das suas obras”, contou o responsável. Para o Natal está a ser preparada uma iniciativa onde vai estar em destaque a porcelana, da região e também de outras zonas do país.
Amanhã, dia 29 de novembro, realiza-se, às 18h30, no local da exposição, no Caldas Shopping, uma conversa sobre arte com a artista, uma psicóloga clínica, uma arte terapeuta e o oftalmologista ( e também galerista) João Paulo Cunha.
“Di Blu”, de Umbelina Barros, está patente até 19 de dezembro. ■