Vícara apresenta novas peças de designers locais

0
859
A loja-galeria, que nasceu nos Silos, esteve em Leiria e agora regressou às Caldas, aposta forte nos autores da região | Natacha Narciso

A marca está a lançar obras de autores que vivem e trabalham na região e que aliam o design à manufatura

A galeria-loja da Vícara está a apostar numa programação regular de apresentação de novas peças de jovens designers das Caldas da Rainha. “Começámos com Sofia Venâncio, apresentando uma peça de cerâmica que tem três cores e pode ter uma dupla função”, revelou Paulo Sellmayer, diretor criativo da Vícara. Este responsável, que é designer, tem também uma nova peça no espaço onde explora o conceito de vasos empilhados.
No último fim de semana de novembro, a Vícara vai realizar uma sessão de apresentação de novas peças de Vítor Agostinho, autor que trabalha nos Silos e que criou peças feitas em vidro na Marinha Grande e que podem ser copos, sendo por agora originais velas, feitas na Promol.
“Temos conseguido realizar as peças localmente, algo que também valoriza as propostas”, disse o responsável, acrescentando que há vários autores que estão a aliar o design à manufatura e que podem ser boas propostas para a época natalícia.
A Vícara vende peças para lojas e galeria do país e do estrangeiro e uma grande parte das propostas de design viajam para ser vendidas em espaços “que valorizam os crafts”. Segundo aquele responsável têm vários clientes do outro lado do Atlântico, nos EUA.
O diretor criativo da Vícara afirmou que a empresa está apostada em dinamizar as vendas neste final de um ano “que foi muito difícil para todos”.
Como tal, há campanhas de promoção nas peças que foram maioritariamente criadas por artistas ligados à ESAD e às Caldas da Rainha. Nesta loja podem ser adquiridas propostas com preços entre os 3,5 euros e os 380 euros.
“Temos preços para várias bolsas mas há peças com valores médios a rondar os 15 euros”, explicou o responsável.
Entre outras coleções, lançaram a Tasco, coleção de tableware que foi concebida em colaboração com uma seleção de designers portugueses emergentes.
Esta coleção de peças em barro vermelho inspira-se no vernáculo da cerâmica artesanal portuguesa e na sua cultura gastronómica. “Para esta nova coleção de utensílios para a mesa, foram convidados vários designers a apresentarem peças que cruzassem a sua própria identidade com a identidade da marca. As várias propostas revelam a diversidade cultural que se observa de norte a sul do país”, explicou.
As peças desta coleção enaltecem a memória coletiva do barro e a olaria tradicional portuguesa.
De resto, todas as peças desta coleção foram desenhadas e produzidas em Portugal segundo métodos tradicionais e manuais. Algumas destas peças que remetem para a tradição são de autores que vivem e que trabalham nas Caldas.
A loja da Vícara funciona entre as 9h30 e as 19h00, com paragem para o almoço das 13h00 às 14h30, de segunda-feira a sábado, na antiga moagem da Ceres.