World Press Cartoon está de regresso às Caldas

0
805

As obras vencedoras da 14ª edição do World Press Cartoon 2019 são oriundas do Brasil, Bulgária, Cuba, Espanha, França, México, Portugal e Turquia. O anúncio dos prémios terá lugar no CCC, no próximo dia 4 de Maio, pelas 21h30, num espetáculo de música e humor que contará com a presença de todos os autores premiados.
A animar a noite vão estar os franceses Elastic & Francesca. e o comediante luso Pedro Tochas. A animação musical vai estar a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos da cidade e dirigida pelo Maestro David Santos. O espetáculo será apresentado por Inês Gonçalves, da RTP.
Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, após o espetáculo, também no CCC. São 279 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do Mundo com a acutilância do sorriso.
Estão representadas 147 publicações de 49 países que foram analisadas por um júri composto pelos cartoonistas António Antunes e Manuel Peres (ambos de Portugal), Cássio Loredano (Brasil), Maria Picassó e Piquer (ambos de Espanha) e Óscar Grillo (Inglaterra).
A exposição vai estar patente, com entrada livre, entre os dias 4 de Maio e 28 de Julho.
A cerimónia de entrega de prémios realiza-se dia 4 de Maio, às 21h30, e está limitada à lotação da sala.