A-dos-Francos termina época no sétimo lugar geral

0
766
A equipa de Sub-15 do GDC A-dos-Francos concluiu a época com uma receção ao Sp. Braga
- publicidade -

Equipa teve bom comportamento na prova, após dominar competições distritais

A equipa feminina de Sub-15 do Grupo Desportivo Cultural A-dos-Francos concluiu a sua participação na Taça Nacional com um honroso sétimo lugar na classificação geral, ocupando o terceiro posto da Série 2, disputada entre os segundos classificados da primeira fase.

O desfecho da época foi marcado por um duelo competitivo frente ao Sp. Braga, que acabou por vencer a série. O encontro terminou com 0-2 a favor das bracarenses, num jogo em que a equipa da casa, com um pouco mais de felicidade, podia ter conseguido outro resultado. As visitantes chegaram à vantagem na primeira parte com um remate de longe. Na segunda parte, um lance infeliz das da casa deu o segundo golo ao Sp. Braga. O A-dos-Francos teve, depois, oportunidade para reduzir de penálti, mas não conseguiu transformar o castigo em golo.

- publicidade -

O treinador José Pedro Lopes mostrou-se orgulhoso com a época realizada, depois da equipa ter conquistado todas as competições distritais. O técnico destacou o crescimento das jovens atletas ao longo do ano. “Foi uma experiência para mim muito interessante, foi a primeira vez com uma equipa feminina”, confessou, apontando a união e qualidade do grupo como fatores determinantes para o sucesso. “O grupo também é bastante unido e com muita qualidade, o que fez com que todo o processo se desenvolvesse de uma forma muito mais simplificada”.

Apesar do domínio nas competições distritais, a transição para o palco nacional revelou-se desafiante. “A nível distrital a competitividade é ainda média-baixa, e depois com esta passagem para a Taça Nacional temos alguma dificuldade por causa dessa diferença”, explicou.

A participação na Taça Nacional trouxe também um novo desafio técnico, a transição do futebol de nove para o futebol de onze. “Algumas atletas têm mais características para jogar futebol de nove, as dimensões do terreno e das balizas condicionaram outras”, explicou o técnico, notando que cerca de “nove atletas tinham muito pouca experiência de futebol”.

Ainda assim, o treinador valorizou o esforço e a evolução do grupo. “Foi gratificante no final do ano olhar e ver alguns casos de melhoria significativa”, sublinhou, reconhecendo o potencial de algumas jogadoras para “progredir e chegar mais longe”.
Com um plantel “heterogéneo”, que inclui atletas de elevado potencial, outras em crescimento e um grupo de iniciantes, José Pedro Lopes reforça a importância do ambiente positivo criado à volta da equipa. “O ambiente e o clima criado têm sido espetaculares, e A-dos-Francos tem sido um clube que dentro das possibilidades tem dado o apoio necessário para que elas possam divertir-se e desenvolver a sua criatividade e características mais adequadas ao futebol”, concluiu.

- publicidade -