A festa do ciclismo em honra de João Almeida

0
591
- publicidade -

A-dos-Francos homenageou o campeão da terra com prova que teve a participação de cerca de 400 ciclistas vindos de norte a sul do país

Há desportistas que têm a capacidade de puxar por uma modalidade quase sozinhos e João Almeida é um desses desportistas. O jovem de 24 anos teve no passado dia 8 de junho o primeiro Prémio de ciclismo com o seu nome, na sua terra natal e onde continua a manter uma vida pacata quando não está em competição, e se dúvidas houvesse quanto à sua enorme popularidade, elas ficaram desfeitas pela forma como foi recebido pelas centenas de jovens ciclistas que participaram na prova.

Nem a chuva que caiu com alguma força impediu que os jovens ciclistas, mas também os seus pais, os treinadores e tantas outras pessoas que ali se deslocaram para a participar ou apenas ver a prova e homenagear o novo ídolo nacional do ciclismo.

- publicidade -

João Almeida não teve mãos a medir para os autógrafos. E tudo serviu para o efeito. Os folhetos da prova, cadernos, as camisolas, os capacetes e até nas bicicletas João Almeida deixou rubricas, quase sempre acompanhadas de fotografias.

O único português com um pódio no Giro, e com uma vitória no prémio juventude de uma grande volta, não se negou a nada, sempre com uma palavra encorajadora e de sorriso estampado no rosto para aqueles que disse serem “o futuro do ciclismo”.

João Almeida não escondeu que a prova que o homenageou “é muito especial. É um bom reconhecimento do que tenho vindo a fazer na minha curta carreira de ciclista, ainda mais na minha casa, nas ruas em que cresci e em que andei de bicicleta desde sempre”, afirmou, desejando que a prova pegue de estaca e possa ter “evolução”.

A admiração dos jovens não lhe acrescenta peso na bicicleta. “Mais responsabilidade do que tenho vai ser difícil, é sobretudo uma motivação extra”, garante. Se poder retribuir essa admiração com inspiração, é um extra para o ciclista, que gosta sempre de deixar uma palavra de incentivo. “Divirtam-se nas escolinhas, e nos outros escalões de formação, e depois que se esforcem e se dediquem ao que gostam, seja o ciclismo ou outra coisa”, afirmou.

No pódio da prova, João Almeida foi homenageado pela Junta de Freguesia de A-dos-Francos, que organizou a prova em parceria com o Caldas Ecosprint Nutea, onde João Almeida começou a competir. Paulo Sousa, presidente da Junta, disse que esta foi uma oportunidade para “homenagear um grande ciclista, que toda a gente conhece e que é um exemplo de perseverança e determinação para os jovens”. Na freguesia, “ficamos muito orgulhosos por tudo o que tem feito e pela postura que ele tem, pelo jovem que é”, acrescentou, para depois lhe oferecer um painel de azulejo ilustrativo do monumento erigido em sua homenagem no ano passado.

Também a Câmara da Caldas se associou à homenagem, entregando ao ciclista uma peça de cerâmica da Bordallo Pinheiro. Vítor Marques, presidente da autarquia, também elogiou a “perseverança” e a “competência” de João Almeida, “que inspira a todos nós”.

Quanto à prova, juntou em A-dos-Francos perto de 400 jovens ciclistas, desde os escalões de escolas até aos juniores, nas variantes masculina e feminina.

De manhã, decorreram as provas das escolas. Da parte da tarde, foram para a estrada as provas de cadetes e de iniciados. Os cadetes realizaram 5 voltas ao circuito de 12,4 quilómetros montado nas estradas da freguesia, num percurso com alguma dureza, com subidas íngremes a juntarem-se à estrada molhada, pela chuva que foi caindo ao longo do dia.

Para a história ficaram os primeiros vencedores nas diversas categorias. Nos cadetes, João Anunciação, da Alenquer GDM Anipura foi o vencedor após uma longa fuga, desde a segunda volta, com o companheiro David Luta. No pelotão, o caldense Dinis Martins, do Caldas Ecosprint Nutea foi o quinto. A prova feminina teve como vencedora Maria Marques, da Matos Cheirinhos Villa Galé.

Nos juniores Tiago Santos Alcobaça CC foi o vencedor nos masculinos, depois de fugir logo à primeira volta. Daniela Isidoro, da Baloise WB Ladies, venceu em femininos.

Quanto a João Almeida, vai voltar à competição para os campeonatos nacionais de estrada que decorrem de 23 a 25 deste mês, no Mogadouro, e nos quais vai defender o título de campeão nacional de estrada.

- publicidade -