Seleção teve dois jogadores do Caldas e um de AE Óbidos, Peniche e Nazarenos
A seleção da AF Leiria conquistou no passado sábado a Liga Ouro do Torneio Lopes da Silva, que se disputou em Coimbra, de 24 a 28 de junho. Cinco atletas de Caldas, AE Óbidos, Nazarenos e Peniche estiveram entre os eleitos.
Marco Ramos, selecionador distrital, chamou para o torneio João Martins, da AE Óbidos, Tiago Martins, do Peniche, João Delgado, do Nazarenos e ainda, do Caldas, Francisco Tempero e Duarte Ferreira do Caldas, este último foi capitão da seleção.
Na primeira fase, que serviu para distribuir as equipas entre as ligas Platina (vencedores de grupo), Ouro (segundos classificados), Prata (terceiros classificados) e Bronze (quartos classificados), a AF Leiria teve pela frente Porto, Bragança e Horta. A formação leiriense venceu os dois primeiros encontros, Bragança por 6-0 e Horta por 4-0. No segundo encontro, Duarte Ferreira e Tiago Martins apontaram um golo cada. Na terceira jornada, Leiria sofreu a única derrota no torneio, contra o Porto, por 4-0, ficando apurada para a Liga Ouro.
Na segunda fase, a seleção distrital dominou o seu grupo, a Série D, vencendo Viseu por 2-0, com o pelicano Francisco Tempero a fazer um dos golos, e Beja por 2-1, garantindo, assim, presença na final. Esta foi disputada contra a seleção vizinha de Santarém, com quatro dos jogadores da região a titular e o quinto a entrar no decorrer da partida, Leiria venceu no desempate por pontapés de penálti, por 4-2, após o empate a um golo registado no tempo regulamentar. De resto, todos os cinco atletas foram escolha constante de Marco Ramos, como titulares ou suplentes utilizados.
O torneio teve como vencedora a seleção de Lisboa, que venceu Braga na final por 4-0. O Porto, que afastou Leiria da Liga Platina, foi terceiro. ■