Fuga triunfal a 20 km da meta permitiu-lhe chegar isolado à meta
António Morgado venceu este domingo a Figueira Champions Classic, a única clássica portuguesa que conta para o World Tour.
O ciclista de Salir do Porto, companheiro de equipa de João Almeida na UAE Emirates XCR, lançou um ataque a cerca de 20km da meta, numa das últimas dificuldades do dia, e seguiu imparável até à meta.
Nos primeiros 10 km de fuga, Morgado amealhou cerca de 40 segundos de vantagem para um duo perseguidor, vantagem que se revelou suficiente para garantir o triunfo com cinco segundos sobre o francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek), segundo e terceiro classificados. João Almeida, que durante a fuga do companheiro da UAE fez um trabalho importante a bloquear a frente do grupo perseguidor, foi 16º.
Na entrevista rápida após a corrida, à Eurosport, António Morgado mostrou-se muito satisfeito com a segunda vitória da época em clássicas. “Estou super contente de correr aqui e ganhar, é a única clássica que há em Portugal”, comentou.
António Morgado disse que nas duas primeiras voltas ao percurso não teve boas sensações, mas tudo mudou depois. “Na última volta senti-me muito bem, sabia que no grupo estavam pessoas que sprintam muito bem e a única chance que tinha era atacar na subida”, explicou.
O caldense da UAE Emirates já tinha vencido o Gran Premio Castellón e somado mais dois pódios em corridas de um dia. “Tenho treinado bem, tenho-me sentido bem, tenho conseguido evoluir e estou satisfeito com isso”, concluiu.
António Morgado e João Almeida estão até domingo na Volta ao Algarve. ■