Equipamento vai ser construído no Complexo Desportivo Municipal e servir como centro de formação e de estágios para a arbitragem
A APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol – e a Câmara Municipal de Óbidos assinaram, no passado dia 22 de dezembro, o protocolo de cooperação que tem como objetivo a construção do Centro de Estágio de Arbitragem, cuja primeira pedra foi lançada em outubro do ano passado.
O documento, assinado pelo presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, e pelo presidente da APAF, José Borges, “representa mais um passo no caminho que vai levar à criação de um complexo que vai servir a arbitragem local, regional, nacional e internacional”, refere a APAF.
José Borges, presidente da associação dos árbitros, disse que “desde o primeiro momento, a Câmara Municipal de Óbidos, na pessoa do seu presidente, demonstrou total disponibilidade, visão estratégica e compromisso para acolher este projeto, reconhecendo a importância da arbitragem no desenvolvimento sustentado do desporto”.
O dirigente acrescento que o espaço disponibilizado “reúne todas as condições necessárias para a construção de um edifício que vai permitir a realização de ações de formação, estágios, preparação física e técnica, bem como momentos de partilha e desenvolvimento contínuo, num ambiente adequado, funcional e de excelência”, disse.
Esta parceria “é um exemplo claro de como a cooperação entre entidades pode gerar soluções estruturantes para o futuro”, acrescentou, reforçando que “investir na formação é investir na qualidade, porque o foco da APAF está no futuro da arbitragem”.
Para Filipe Daniel, “este projeto representa um passo decisivo para a criação de um complexo de referência, dedicado à formação, preparação física e técnica, estágios e desenvolvimento contínuo da arbitragem, a nível local, nacional e internacional”.
O Centro de Estágio de Arbitragem foi apresentado a 12 de outubro do ano passado, quando Óbidos recebeu o Encontro Nacional de Jovens árbitros, num evento que juntou a “nata” da arbitragem nacional. O projeto prevê áreas de alojamento com 150 camas, um auditório versátil, ginásio e áreas de formação. A sua localização no Complexo Desportivo Municipal permitirá ainda aproveitar aquelas infraestruturas desportivas.
O investimento, tripartido entre a APAF, a Federação Portuguesa de Futebol e a Câmara de Óbidos, ronda os 1,4 milhões de euros, de acordo com o comunicado na data do lançamento da primeira pedra, cabendo ao município obidense construir a ligação das infraestruturas básicas, com uma comparticipação avaliada em cerca de 300 mil euros.
![]()





