ARECO celebrou 38 anos com almoço e festival de ranchos infantis

0
646
Rute Pancada

A Associação Recreativa e Cultural do Coto celebrou o seu 38º aniversário no passado domingo, com um almoço e a 5ª edição do festival de ranchos folclóricos infantis durante a tarde. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes num dia de festa para a associação. Num Agosto cheio, os voluntários saíram de onze dias de tasquinhas, organizaram este evento e, para a semana tratam da festa anual de em honra de Nossa Senhora dos Anjos.

“Não sou muito de palavras, sou mais de atitudes”, disse Rute Pancada, antes de se cantar os parabéns à ARECO pelo seu 38º aniversário. Afirmando que a associação “não é a minha segunda casa, é a primeira”, explicou que a recuperação da cozinha foi feita, mas que o projecto da churrasqueira, por motivos económicos, ainda não foi concretizado. Notando a presença do sócio número 1, lembrou que “isto só faz sentidos com os sócios”. E, actualmente, são mais de 700 associados.
Quando questionada afirmou ainda que a ARECO tem “todo o interesse em que o campo seja requalificado” e que já havia sido solicitado à autarquia que se tornasse o abandonado pelado num sintético. É que para além da dificuldade em arranjar horários no Luís Duarte, “não faz sentido não ter um campo aqui”. O único problema serão as verbas. “Sem a ajuda da Câmara não dá”, afirmou.
Rute Pancada recebeu a indicação da parte da autarquia que já foi feito um estudo do terreno para o tornar em sintético, mas que a autarquia não tem verbas para fazer campos sintéticos. “Faz muita falta”, disse, lembrando que serão criados mais escalões na Escola Vítor Sousa.
Vítor Marques, presidente da União de Freguesias das Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, disse que a associação “celebra 38 anos, mas está jovem, com muita energia”. Já Maria da Conceição Pereira, vereadora da Cultura caldense, destacou a criação do rancho infantil. “Há vários festivais de folclore nas Caldas, mas este é único exclusivamente infantil”, disse.
Depois do almoço dividido em duas salas: a dos ranchos – com duas centenas de pessoas – e a do aniversário – com cerca de 100 pessoas, a tarde foi animada pelo 5º Festival de Ranchos Infantis, com a presença dos ranchos folclóricos infantis As Rendilheiras do Monte (Vila do Conde), Cortiçadas de Lavre (Évora) e Velhos Costumes de Moledos (Tondela), para além dos Pimpolhos da ARECO (Coto).