Atletismo: Arneirense garante presença na 2ª Divisão nacional feminina

0
204
A equipa do Arneirense que garantiu o apuramento para a 2ª Divisão nacional

Com a qualificação e as novas regras das provas, clube caldense garante inéditas três participações seguidas nos nacionais

O Arneirense garantiu no passado dia 2 de junho o apuramento para a 2ª Divisão nacional feminina de clubes. É o regresso da coletividade a esta divisão, depois de presenças em 2008 e 2009, a segunda com direito ao título de campeão nacional. A fase final realiza-se a 14 e 15 de julho em Viseu.
A equipa feminina do Arneirense, composta sobretudo por atletas Sub-18 e Sub-20, participava na expectativa de se apurar para a 3ª Divisão nacional, na qual ficou muito próximo de conseguir um pódio na edição do ano passado, mas superou as expectativas ao qualificar-se para a 2ª Divisão. O conjunto caldense obteve o 14º lugar final, com 340 pontos, sendo que os oito primeiros clubes apuraram-se para a 1ª Divisão, os oito seguintes para a 2ª Divisão e do 17º ao 24º para a 3ª.
Além da juventude do plantel, com idade média próxima dos 17 anos, as atletas do Arneirense têm ainda o mérito de serem as únicas nas duas primeiras divisões que não têm qualquer remuneração, por ser um conjunto de formação.
Das prestações em prova, destaque para a Sub-20 Beatriz Castelhano, que venceu a prova dos 100 metros com a marca de 11s97, e ainda foi quarta nos 200 metros, com 25s35. Marca de assinalar ainda para a Sub-18 Marta Carriço no salto em comprimento, ao saltar 5,28 metros, o segundo melhor registo de atletas do seu escalão, 10º da geral. Contribuíram ainda para o resultado as atletas Caetana Neves, Leonor Belchior, Beatriz Costa, Carolina Correia, Beatriz Gonçalves, Isaura Correia, Ana Fernandes, Inês Belbute e Carolina Patrício.
Para a fase final, que se realiza a 13 e 14 de julho em Viseu, o objetivo será conseguir a manutenção. A Federação Portuguesa de Atletismo introduz esta época um novo sistema de prova, com subidas e descidas. Mesmo que não garanta um lugar nos seis primeiros e desça à 3ª Divisão, o clube garantiu já uma terceira participação consecutiva nos nacionais de clubes inédita no seu historial.
GRECAS, Joma, Maia Atlético, AC Póvoa do Varzim, Eirense, Salesianos e CF Oliveira do Douro serão os adversários das caldenses. ■